LOBÃO SUSPENDE SEU PROJETO QUE OBRIGA UNIVERSITÁRIOS RICOS A PAGAREM O CURSO



O senador Edison Lobão (PFL-MA) encaminhou hoje (dia 6) à Mesa requerimento no sentido de que seja retirado de tramitação projeto de sua autoria, determinando que alunos de poder aquisitivo que estudam nas universidades federais custeiem seus estudos e possam, com isso, contribuir com o aumento de recursos destinados àquelas faculdades mantidas pelo Estado.

Lobão afirmou que tomou essa atitude em razão de os estudantes de seu estado não terem apoiado a proposição. O senador manifestou, no projeto em questão, sua preocupação com os alunos debaixa renda que"merecem, na disputa do mercado, a mesma oportunidade oferecida aos mais afortunados em recursos materiais".

- O ensino universitário, imprescindível para o país, necessita de investimentos muito elevados. É certo que o governo deve continuar aplicando substanciais recursos no ensino superior, ao mesmo tempo que nas atividades correlatas de pesquisa e extensão. A questão básica é que os gastos proporcionalmente muito elevados com as universidades federais não têm assegurado o nível de ensino desejável, ao mesmo tempo que retiram recursos importantíssimos para garantir a oferta doensino fundamental - disse o senador.

GASTOS

Segundo Edison Lobão, "os governos federal e estaduais, juntos, gastam mais com o ensino de 600 mil universitários do que o país gasta com 30 milhões de alunos da escola pública básica. Para ele, a melhoria da qualidade de ensino, obtida com o aumento de recursos, deveria ser a meta "a ser perseguida para que nossas universidades públicas continuem a atingir os níveis de excelência comparáveis aos dos países mais desenvolvidos.

Em aparte, os senadores Romero Jucá (PFL-RR), Bello Parga (PFL-MA), Emília Fernandes (PTB-RS) e Carlos Patrocínio (PFL-TO) congratularam o senador pela defesa que fez, de uma ampla discussão envolvendo o tema do ensino superior.

06/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Patrocínio obriga presos ricos a ressarcirem despesa com a prisão

Lauro Antônio aplaude projeto que pune empresas que pagarem salários menores a mulheres

"Projeto do São Francisco beneficia os ricos", afirma dom Cappio

Projeto Rondon leva universitários ao Nordeste

Projeto dos hospitais universitários volta para a CAS

CE examina projeto sobre programação em canais universitários