Lula inaugura obras feitas com recursos privados, diz César Borges



O senador César Borges (PFL-BA) afirmou, nesta segunda-feira (12), que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, no último fim-de-semana, não trouxe nenhum benefício ao povo do estado. Lula esteve em Salvador, onde participou dos festejos de comemoração dos 27 anos do Partido dos Trabalhadores, e inaugurou obras que, segundo o senador, foram feitas a partir de recursos privados obtidos mediante uma intensa política de atração de investimentos sustentada por governos anteriores. O parlamentar criticou o governo por "não trazer nada de novo" para o estado.

Entre as obras que precisam ser feitas, César Borges citou pontes em locais estratégicos do estado e projetos de irrigação.

- Algumas dessas obras foram incluídas no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Se isso vai ser transformado em realidade, não sabemos. Por enquanto, o PAC é só uma grande peça de ficção de um governo que não consegue nem formar seu ministério - criticou.

Ao mesmo tempo em que o governo não autoriza obras importantes, prosseguiu o parlamentar, matéria do jornal A Tarde informa que a privatização das BRs 324 (trecho Salvador a Feira de Santana) e 116 (trecho Feira de Santana à divisa da Bahia com Minas Gerais) teria sido liberada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo ele, no entanto, não se trata de uma privatização, mas de uma Parceria Público-Privada (PPP). Nos sete primeiros anos, informou César Borges, os recursos arrecadados (R$ 3,50 de pedágio a cada 100 quilômetros) serão empregados essencialmente na capitalização da empresa responsável e as melhorias para os usuários serão apenas superficiais.

César Borges afirmou que, quando era governador do estado, o PT o criticou duramente por ter promovido a concessão do trecho rodoviário de Salvador à Praia do Forte, o que, segundo ele, gerou uma série de benefícios para o litoral norte da Bahia.

- O governo Lula sempre faz propaganda enganosa. Não investe no país e está se especializando em inaugurar obras feitas pelo setor privado. Mas a Bahia espera muito desse presidente e nós vamos cobrar - disse ele.



12/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges se diz indignado com promessa de Lula a prefeitos

César Borges diz que, na campanha na TV, Lula eliminou o PT de sua biografia

César Borges ataca Lula por promessas não cumpridas

César Borges acusa Lula de discriminar a Bahia

César Borges elogia discurso mas critica governo de Lula

César Borges acusa candidato Lula de mentir em debate