Mão Santa critica liminar sobre prévias e defende PMDB



O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta sexta-feira (17), em Plenário, que o "todo o Brasil está cheio de indignação" com a liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspende a realização, no domingo (19), das prévias para a escolha do candidato do PMDB à Presidência da República. A liminar foi concedida pelo presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, a pedido do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Em dezembro de 2004, recordou o senador, o PMDB decidiu em convenção adotar uma candidatura própria à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, porém, o partido estaria sendo impedido de lançar um nome às eleições de outubro por causa de uma pressão exercida pelo governo.

- Este é o mais vergonhoso estupro que está havendo na democracia. O PT de Lula quer levar o PMDB à força. O PMDB não tremeu diante dos canhões, e nem a ditadura ousou agir assim - disse Mão Santa.

O senador lembrou que o seu partido completará 40 anos na próxima semana. Durante esse período, observou, o PMDB lutou pela anistia e pela convocação de eleições diretas. A seu ver, o partido precisa agora lutar para garantir a ética, a decência e a dignidade.

- Estamos no pluripartidarismo. Não temos a cara do PSDB e não temos a cara do PT, que é a neoliberal do PSDB acrescida de corrupção. Somos diferentes, somos o PMDB, que é do povo e da democracia - ressaltou Mão Santa, que elogiou a condução do partido pelo deputado Michel Temer (SP).

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) elogiou a atuação de Temer na Presidência da Câmara dos Deputados, de 1997 a 2000.



17/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa lamenta suspensão das prévias do PMDB e enaltece pré-candidatos

Maguito critica encaminhamento das prévias do PMDB

Mão Santa diz que PMDB no Piauí fará prévias para escolher candidato a governador

Mão Santa critica decisão do PMDB de fechar questão pela CPMF

PMDB dá sumiço nas prévias

Temer disputa prévias do PMDB