Mão Santa responde a Hélio Costa



Em resposta ao senador Hélio Costa (PMDB-MG), o senador Mão Santa (PMDB-PI) explicou nesta segunda-feira (31) que fez referência a um fato histórico do século XVIII, conhecido como a Inconfidência Mineira. -Talvez o senhor tenha ficado invocado porque conhece muito a história americana e não conhece a história do Brasil-, afirmou.

Mais cedo, em aparte ao pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS), Mão Santa havia dito que, em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ocorrida em 19 de agosto de 2003, -o espírito de Joaquim Silvério dos Reis baixou em Hélio Costa-, que presidia aquela sessão e deu o voto decisivo para a rejeição do projeto de lei que impedia o desvio dos recursos da Previdência para outras áreas. -Ele desempatou, enterrando a proposta-, avaliou.

- O que disse é que essa luta poderia ter acabado ali e que existia um senador muito inspirado que fez esse projeto de lei para acabar com o problema da Previdência. O que fiz foi dizer que as conquistas são feitas assim e invoquei a Inconfidência Mineira, que levou à independência do Brasil e, hoje, à luta de Paulo Paim pelo salário mínimo. A história é assim - acrescentou.

Joaquim Silvério dos Reis foi o delator da Inconfidência Mineira, sendo assim responsável pelo enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito pede calma a Hélio Costa e Mão Santa

Hélio Costa rebate críticas de Mão Santa sobre votação de projeto

Hélio Costa homenageia Tim Lopes

Hélio Costa vai propor revisão da Lei Kandir

Hélio Costa defende criação da Anac

Hélio Costa defende alterações na MP da Cofins