Marco Maciel propõe repensar o Estado Brasileiro



Ao fazer uma análise da evolução do sistema judicial e processual brasileiro, o senador Marco Maciel (PFL-PE) disse que é preciso repensar o Estado, suas formas de organização, a adequação dos sistemas políticos, das práticas econômicas e das formas de organização social que foram criadas no país.

- O ordenamento jurídico do país tem sido encarado entre nós como um fim, quando na realidade não deveria passar de um meio para atingirmos os mais nobres propósitos a que pode aspirar qualquer civilização - disse o senador.

Marco Maciel afirmou que sistemas políticos, econômicos e jurídicos, como qualquer recurso civilizatório e de progresso, precisam de constante aperfeiçoamento, com exame e debate que não se restrinjam aos ambientes fechados das instituições, como o Congresso Nacional, a Universidade e os cenáculos de contemplação.

Ele lamentou que o Brasil já tenha ultrapassado um grau perigoso de propostas fechadas, de unanimidades indesejáveis e de projetos salvacionistas. Se a sociedade brasileira quiser melhorar a sua democracia e aumentar o nível de governabilidade, o único caminho que resta é reformar a Justiça, diminuindo sua estrutura e o nível da interferência federal no sistema judicial, garantiu.

Marco Maciel afirmou, ainda, que a Justiça precisa garantir, ao mesmo tempo, os direitos individuais e coletivos dos cidadãos, contra os abusos do Poder Público em todas as suas esferas, bem como contra aqueles que perpetuam atentados, violando o sistema penal e as liberdades fundamentais do cidadão.

- Conforme definiu o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, é imprescindível que a democracia possa garantir a liberdade contra o medo e os direitos a ela inerentes: o da vida e o da incolumidade - concluiu Marco Maciel.



08/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel clama por reformas institucionais no Estado brasileiro

Marco Maciel destaca amadurecimento do eleitor brasileiro

Marco Maciel critica centralização do processo de desenvolvimento brasileiro

Marco Maciel: Proer blindou sistema financeiro brasileiro

Marco Maciel propõe o fim das medidas provisórias

Marco Maciel propõe ampliação do Conselho da República