Mário Couto defende aprovação de projetos que beneficiam aposentados
O senador Mário Couto (PSDB-PA) afirmou, em discurso nesta quarta-feira (5), que o Congresso está chegando "ao momento principal da solução dos problemas" dos aposentados e pensionistas. Ele se referia à possibilidade de aprovação de duas propostas de interesse da categoria, em análise na Câmara dos Deputados: a que extingue o fator previdenciário - PL 3299/08, naquela Casa, ou PLS 201/06, no Senado, onde foi apresentada por Paulo Paim (PT-RS) - e a que garante às aposentadorias o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo - PL 1/07, na Câmara, ou PLS 42/07, no Senado Federal (no caso da última proposta, o benefício aos aposentados foi garantido por emenda apresentada também pelo senador Paim).
O parlamentar citou uma série de reuniões realizadas com o ministro da Previdência, José Pimentel, para discutir os projetos e destacou que o ministro disse que para se acarretar com gastos no caso de aprovação das mais de 100 proposições sobre o tema que tramitam no Congresso seriam utilizados mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Mário Couto, no entanto, destacou que não se está pedindo a aprovação de todas essas proposições, mas apenas do PLS 201/06 e do PLS 42/07. Segundo o senador, o país "está bem de dinheiro e pode pagar o aumento", que, segundo ele, impedirá o sofrimento dos aposentados.
Mário Couto informou que a próxima reunião com o ministro está agendada para a próxima terça-feira (11). Caso não se encontre uma solução, o senador prometeu não sair da tribuna, revezando-se com os demais oradores na sessão até o outro dia.
- A única esperança dos aposentados do Brasil está aqui, nos nobres senadores, e nós estamos dedicando nosso suor a eles - disse.
05/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto agradece apoio de Mão Santa à aprovação de projetos que beneficiam aposentados
Mário Couto cobra aprovação de propostas que beneficiam aposentados
Mário Couto cobra a votação, pela Câmara, de projetos que beneficiam aposentados
Mário Couto protesta contra demora na votação de projetos que beneficiam aposentados
Mário Couto comemora decisão da Câmara de votar projetos que beneficiam aposentados
Mário Couto quer paralisar votações até que a Câmara aprecie projetos que beneficiam aposentados