Mário Couto cobra aprovação de propostas que beneficiam aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA), em discurso nesta segunda-feira (3), lembrou ao governo federal acordo firmado para reiniciar as negociações para a aprovação de projetos que beneficiam os aposentados brasileiros. As matérias já foram aprovadas no Senado e estão em tramitação na Câmara.

Segundo Mário Couto, se na terça-feira (4) as discussões a respeito dos projetos não forem retomadas, mesmo sabendo das dificuldades do Executivo, acerto feito com os deputados será colocado em prática e as matérias entrarão na pauta de votações da Câmara.

- E eu não tenho dúvida, os projetos serão aprovados e o veto derrubado.

Pelo menos três proposições tratam do assunto: o PLS 296/03, que prevê o fim do fator previdenciário (PL 3299/08, na Câmara); uma emenda ao PLC 42/07, que garante o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo para pensões e aposentadorias (PL 1/07, na Câmara); e o PLS 58/03, que propõe a atualização das aposentadorias de acordo com o número de salários mínimos equivalentes à época da concessão do benefício.

Defeso

Mário Couto também citou outra vez a ocorrência de uma "máfia" que vem impedindo a correta destinação do seguro-defeso, um tipo de seguro desemprego pago aos pescadores na época da reprodução dos peixes. De acordo com o parlamentar, milhares de reais estão sendo "jogados fora, desviados", na medida em que pessoas que não são pescadores, entre os quais até médicos e comerciantes, têm recebido o benefício sem fazer jus a ele.

O parlamentar afirmou inclusive que tem sido ameaçado de morte por tocar no assunto. E disse esperar que o ministro da Pesca, a quem classificou de "digno e conceituado", possa resolver o problema.



03/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto defende aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto cobra a votação, pela Câmara, de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto agradece apoio de Mão Santa à aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto cobra aprovação de matérias em benefício dos aposentados

Mário Couto protesta contra demora na votação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto comemora decisão da Câmara de votar projetos que beneficiam aposentados