Mesquita Júnior defende restrições a propaganda de bebida alcoólica



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) registrou mais uma vez, nesta segunda-feira (12), seu apoio à restrição da veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas no rádio e na TV entre 6h e 21h. A medida está prevista em projeto de lei (PL 2733/08) em tramitação na Câmara dos Deputados e que teve a urgência para votação retirada pelo Poder Executivo, autor da proposta.

- O lobby das cervejarias até agora venceu - lamentou.

Mesquita Júnior lembrou-se ainda de projeto de sua autoria nesse sentido (PLS 182/03), que permaneceria "nas gavetas" do Senado. Assim, aproveitou para pedir o empenho dos parlamentares em votá-lo, ressaltando a necessidade de proteger a "juventude brasileira". Segundo comentou, o governo gasta, por ano, mais de R$ 33 bilhões com problemas decorrentes do consumo de bebida alcoólica, como o tratamento de vítimas de acidentes automobilísticos e de doenças como a cirrose hepática.

- Não sou puritano. Também tomo minha cervejinha, mas acho um absurdo que um instrumento público, ainda que em concessões privadas, possa se prestar a esse papel, com campanha maciça e massiva empurrando garganta abaixo de nossos jovens a idéia de que beber faz bem, é salutar - protestou.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) elogiou a iniciativa do parlamentar, que classificou de "ação de solidariedade, de bem querer ao povo brasileiro, na defesa da vida".

Mesquita Júnior também parabenizou a revista IstoÉ pela iniciativa de publicar fascículos com ensinamentos de gramática, a exemplo do que faz o jornal Folha de S. Paulo, que oferta, aos domingos, clássicos da literatura brasileira a preços módicos. Para o senador, aquele foi um "gol de placa".



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz a Mesquita Júnior que colocará em votação projeto que proíbe propaganda de bebida alcoólica

Geraldo Mesquita Júnior propõe restrição a propagandas de bebida alcoólica

CAS limita propaganda de bebida alcoólica

CAS DISCUTE PROPAGANDA DE CIGARROS E BEBIDA ALCOÓLICA

Crivella quer proibir propaganda de bebida alcoólica nos meios audiovisuais

Internauta apóia proibição de propaganda de bebida alcoólica fora dos pontos de vendas