Mesquita Júnior propõe restrições à edição de medidas provisórias em memória de Jefferson



Discursando nesta segunda-feira (26) em homenagem à memória do falecido senador Jefferson Péres, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) propôs que o Congresso Nacional modifique o instituto da medida provisória (MP), uma das grandes preocupações do senador pelo Amazonas, falecido na última sexta-feira (23). Na opinião de Mesquita Júnior, o Congresso Nacional deve eliminar de vez o instituto da MP ou estabelecer regras rígidas para sua edição.

- Lembramos a sua posição firme e persistente no sentido de esta Casa e o Congresso Nacional decidirem, de uma vez por todas, essa questão tormentosa - disse Mesquita Júnior.

O parlamentar lembrou que a figura da medida provisória, criada na Constituição de 1988, é uma continuidade do decreto-lei usado durante a ditadura militar. Na opinião de Mesquita Júnior, a MP, como usada atualmente, impede a harmonia e o equilíbrio do sistema democrático brasileiro.

- É chegada a hora de darmos um fim a esse estado de coisas. Para o bem de nossa democracia, devemos rever o instituto da medida provisória e as condições de seu uso pelo Poder Executivo - disse.

Mesquita Júnior defendeu a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que "corrija e discipline o uso do instrumento da medida provisória ", lembrou que o Poder Executivo dispõe da prerrogativa da urgência constitucional para a tramitação de projetos de seu interesse.

- Não deveríamos, então, extinguir a MP, ficando, apenas, com a urgência constitucional? Parece-me que essa questão é interessante e deve ser cogitada nesta Casa - disse o senador.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) elogiou o pronunciamento do colega e também criticou a "vulgarização" das medidas provisórias.



26/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior defende restrições a propaganda de bebida alcoólica

Limitação da edição de medidas provisórias começa a ser debatida na CCJ

Valadares condena abuso na edição de medidas provisórias

ACM quer votar PEC que limita edição de medidas provisórias

LOBÃO QUER RESTRINGIR EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS

PROPOSTA QUE RESTRINGE EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS RETORNA À CCJ