Ministro diz que governo apoiará nova lei das cooperativas
O ministro Gilberto Carvalho prestigiou o ato de constituição da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), criada com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária no País. Durante o evento, realizado no Núcleo Bandeirante (DF), Carvalho afirmou que o governo dará forte apoio à nova lei das cooperativas, já que ela representa “mais um passo no processo de amadurecimento da economia brasileira".
Segundo o ministro, a expectativa é que a lei seja aprovada ainda neste ano. “É preciso ter maturidade para trabalhar essa lei, para fazer passar o projeto e inaugurar um novo campo, uma nova fase do cooperativismo brasileiro”. declarou. Atualmente, o Projeto de Lei nº 3/2007 está em tramitação no Senado Federal.
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a criação da Unicopas foi uma iniciativa histórica para o cooperativismo solidário. “Só vamos ter noção da importância desse feito daqui a uns anos. É inegável que tivemos avanços significativos nos últimos doze anos, como a afirmação de direitos, e com uma parcela da população brasileira passando a ter renda e trabalho. E os governos Lula e Dilma sempre reconheceram o importante papel das organizações sociais nesse processo”, afirmou Vargas.
O presidente eleito da Unicopas, Luiz Ademir Possamai, lembrou, durante seu discurso, que “muitas reuniões foram realizadas, principalmente nos últimos cinco anos, para o nascimento da organização. A sua expectativa é que a criação da entidade fortaleça o setor e faça avançar a Lei do Cooperativismo. “Esperamos ter grandes conquistas no Ano Internacional da Agricultura Familiar, especialmente na agregação de valor à produção da agricultura familiar.Também precisamos incluir mais mulheres no cooperativismo”, declarou Possamai.
Alessandra Lunas, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), destacou que a união entre as organizações da economia solidária é um instrumento importante no processo de consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). “A Contag não só é parte nesse processo, como também elegeu como uma de suas prioridades o cooperativismo. É uma conquista a criação da Unicopas no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena, e um ano seguinte ao Ano Internacional do Cooperativismo.”
Unicopas
Três entidades que representam a agricultura familiar no Brasil se uniram para congregar as cooperativas e a economia solidária em todo o País: União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab).
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República
31/01/2014 16:49
Artigos Relacionados
CAE deve receber na próxima semana sugestões do governo para nova legislação sobre cooperativas
Nova CPMF não faz parte do debate do governo, garante ministro
Eduardo diz que apoiará reformas do governo Lula
Magno Malta diz que PL apoiará reformas do governo Lula
Papaléo diz que Congresso apoiará programa do governo de combate ao alcoolismo
REPRESENTANTE DE COOPERATIVAS DIZ QUE SETOR TEM URGÊNCIA POR NOVA LEI