Moka defende acumulação de cargos para militares que são profissionais da saúde
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) defendeu a acumulação de cargos para os profissionais da saúde que são militares das Forças Armadas, como uma solução para a falta de profissionais dessa área no interior do país. Ele criticou a “importação” de médicos do exterior proposta pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Moka explicou que a Constituição, embora permita a acumulação de dois cargos para os profissionais da saúde no artigo 37, proíbe essa prerrogativa aos médicos militares, tanto ativos, quanto aposentados, no artigo 142. Para o senador, há razões suficientes para estender aos militares o direito de acumulação de cargos.
- Diante do déficit de profissionais, possibilitar que os militares profissionais da saúde acumulem outro cargo em sua área de atuação poderia ser um alívio bem vindo, reduzindo a necessidade de “importação” de profissionais que tanta polêmica tem causado – afirmou Moka.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) fez um aparte ao discurso do senador para dizer que o médico major Cláudio Guimarães Azevedo salvou várias vidas no incêndio da boate Kiss em Santa Maria. Para a senadora gaúcha, é possível que os militares, sem descuidarem de suas funções, assumam mais um serviço à população.
A senadora lembrou que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2011, do senador licenciado Marcelo Crivella, atual ministro da Pesca. A PEC permite a acumulação de cargos pelos médicos militares e está pronta para ser votada pela CCJ.
Moka defendeu a proposta e pediu celeridade em sua tramitação. O senador, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), disse que na última reunião da comissão, em que esteve presente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, houve o debate sobre a questão de trazer médicos do exterior para o Brasil. Para o senador, a solução para resolver o problema da saúde no país não é essa, mas sim a definição de uma fonte de financiamento para o setor.
- É claro que há déficit, mas eu quero dizer que determinados estados têm, às vezes, mais de quatro médicos por mil habitantes e nem por isso a qualidade do atendimento à saúde é melhor – concluiu.
05/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado acúmulo de cargos para profissionais de saúde militares
Em discussão emenda que autoriza acumulação de cargos nas áreas de saúde
Governo amplia controle sobre acumulação de cargos na administração federal
Projeto permite acumulação de cargos públicos quando só um deles for remunerado
Moka defende projeto popular que aumenta recursos federais para a saúde
Senado decide se profissionais de saúde podem acumular cargos