MOREIRA MENDES APÓIA AGÊNCIAS CONTRA REDUÇÃO DE COMISSÕES



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) apoiou nesta quarta-feira (dia 23) as agências de viagem na luta contra a decisão de diversas companhias aéreas nacionais e estrangeiras de reduzir em 33% a comissão dos profissionais do setor sobre a venda de passagens. Segundo Moreira, essa decisão pode resultar na redução de 40 mil postos de trabalhos diretos e 400 mil indiretos.
O papel das entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e outras, foi destacado pelo senador. "Essas entidades respondem por mais de 12 mil empresas empregadoras, das quais 92% são pequenas e médias. Cada uma delas responde por um faturamento bruto médio de R$ 100 mil ao mês", explicou.
Moreira Mendes disse que os agentes de viagem são responsáveis por 85% do transporte aéreo no Brasil e com a quebra unilateral do contrato por parte das empresas aéreas, as comissões serão reduzidas de 9% para 6% e de 10% para 7%. Além do desemprego, Moreira salientou o comprometimento do recolhimento prévio da taxa de embarque, serviço que é prestado gratuitamente pelos profissionais das agências. Segundo o senador, isso poderia gerar caos nos aeroportos e atrasos nos balcões de atendimento.
No último dia 14, conforme informou o senador, a pedido das agências de viagem do Rio de Janeiro, a Justiça concedeu liminar garantindo a comissão de 9% sobre a venda de bilhetes aéreos internacionais e 10% para os nacionais. "Mas se ainda não podemos contar com um céu de brigadeiro, o sol já começa a brilhar por entre as nuvens agourentas. Essa decisão afasta, por enquanto, a perda de 10 mil empregos", afirmou.
O senador disse ainda que a Transbrasil rompeu acordo que havia feito com a Varig e a TAM, retornando as comissões aos percentuais anteriores. Moreira assinalou também a homenagem prestada pelos agentes de viagem ao empresário Wagner Canhedo, presidente da Vasp, "a única empresa aérea nacional que não alterou os percentuais de comissão e, ao contrário, aumentou o comissionamento para 13%".

23/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA APÓIA PROPOSTA DE AGÊNCIAS DE PRIVILEGIAR VASP NA VENDA DE PASSAGENS

Moreira Mendes apóia ação popular pela suspensão do pagamento da dívida de Rondônia

NABOR JÚNIOR CRITICA REDUÇÃO DAS COMISSÕES DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM

Moreira Mendes protesta contra relatório do Cade

MOREIRA MENDES ESCLARECE DENÚNCIAS CONTRA ELETROBRÁS

MOREIRA MENDES PREGA MUTIRÃO CONTRA A VIOLÊNCIA