MOREIRA MENDES DIZ QUE ONGS ATENTAM CONTRA A SOBERANIA



Ao falar sobre a atuação das organizações não-governamentais na Amazônia, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) denunciou "os violentos atentados que inúmeras ONGs têm infligido à soberania nacional, em nome de uma suposta proteção ao meio ambiente". Ele defendeu maior rigor do governo no seu papel de garantir a integridade do país, evitando "a exploração criminosa" da biodiversidade e o aumento da influência estrangeira sobre o território nacional.
- O Brasil precisa, urgentemente, rever sua política militar na Amazônia e implantar um sistema eficiente de acompanhamento e vigilância das ONGs e dos estrangeiros que atuam na região, para saber quem são, como agem, quais são seus verdadeiros interesses e seus reais objetivos - sugeriu Moreira Mendes.
O senador citou documento elaborado em Genebra pelo Christian Church World Council (Conselho Mundial das Igrejas Cristãs), que trás a seguinte afirmação: "A Amazônia total, cuja maior área fica no Brasil, é considerada um patrimônio da humanidade. Sua posse, pelo Brasil, é meramente circunstancial". Ele acrescentou que o texto diz que é preciso infiltrar missionários e contratados, inclusive não religiosos, em todas as nações indígenas.
Na opinião de Moreira Mendes, o documento do Conselho Mundial comprova o grau de ingerência das agências internacionais sobre o destino da floresta Amazônica. Ele destacou que a interferência das ONGs na gerência dos assuntos brasileiros já se espalha por outros espaços e domínios do país.
Moreira Mendes referiu-se ainda à denúncia amplamente divulgada através da Internet de que escolas norte-americanas estariam ensinando aos seus alunos uma nova divisão geográfica da América do Sul, onde é apresentado um mapa com a região amazônica destacada do Brasil, e sobre ela a informação: "área de controle internacional". O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), em aparte, disse ter tomado conhecimento, pela imprensa, que uma professora havia cometido um equívoco, que já teria sido corrigido.
Quintanilha disse, ainda, que a ocupação ordenada, com o desenvolvimento sustentável, é que vai dar ao Brasil a posse definitiva da Amazônia. Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), mesmo reconhecendo que algumas ONGs cumprem uma função social importante, defendeu maior rigor do governo no momento de permitir o funcionamento de organizações não-governamentais no país, sobretudo para impedir a instalação de entidades que lutam contra os interesses nacionais.

21/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO DENUNCIA QUE ONGS ESTÃO ATENTANDO CONTRA SOBERANIA DO BRASIL

Moreira Mendes protesta contra relatório do Cade

MOREIRA MENDES ESCLARECE DENÚNCIAS CONTRA ELETROBRÁS

MOREIRA MENDES PREGA MUTIRÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA PRESIDENTE DA FUNAI

MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA INVASÕES DOS SEM-TERRA