MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA PRESIDENTE DA FUNAI
Moreira Mendes desejana alertar Mares para a situação de tensão entre os índios de Rondônia que ameaçam incendiar o prédio da Funai, em Porto Velho, caso o ex-administrador, Osny Ferreira, não seja readmitido. "A imprensa do estado vêm publicando artigos relatando as ameaças dos índios e as suas reivindicações", disse.
O senador por Rondônia afirmou que, há mais de 30 dias, vem acompanhando os acontecimentos com preocupação. "Procurei relatar o fato ao presidente Mares, mas não consegui. Ele deve se considerar o "Imperador da Nação Indígena" e não me recebeu. Isso é um descaso, uma desconsideração que não aceito", ressaltou.
Ele lembrou que Mares foi indicado pela ISA (Instituto Sócio Ambiental), uma organização não governamental de Brasília cujo presidente é Márcio Santilli, ex-presidente da Funai que, segundo o senador, foi expulso pelos índios, a tapas, há tempos atrás. "Se ele não tomar cuidado, em breve os índios também o estarão colocando fora do cargo a tapas. Quanto à sede da Funai em Rondônia, que ele tome as providências requeridas, antes que ela venha a arder em chamas", concluiu.
10/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes protesta contra relatório do Cade
MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA INVASÕES DOS SEM-TERRA
MOREIRA MENDES ESCLARECE DENÚNCIAS CONTRA ELETROBRÁS
MOREIRA MENDES PREGA MUTIRÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
MOREIRA MENDES DIZ QUE ONGS ATENTAM CONTRA A SOBERANIA
Moreira Mendes defende desenvolvimento econômico contra a violência