Mozarildo contesta afirmações do governador de MT sobre criação do Araguaia
De acordo com matéria publicada no Correio Braziliense desta sexta-feira (dia 16), o governador reagiu à notícia de que o Senado aprovou na quinta-feira (dia 15) plebiscito para a criação do estado do Araguaia, afirmando que defender uma segunda divisão de Mato Grosso "é coisa de quem não sabe da realidade socioeconômica e política do estado. Este senador deveria cuidar das mazelas de Roraima, se é que ele é mesmo de lá". Mozarildo contestou a declaração de Dante de Oliveira, dizendo que, como brasileiro, tem o direito de emitir opiniões sobre qualquer parte do país.
Para o senador, a preocupação de Dante de Oliveira não se justifica, já que somente em 2003 os plebiscitos deverão ocorrer, pois os projetos que tratam do assunto ainda serão examinados pela Câmara dos Deputados. Como autor da emenda das Diretas Já, o atual governador deveria estar satisfeito em poder consultar a vontade popular, disse Mozarildo. Pelos contatos que teve com boa parte dos moradores da região que poderá vir a constituir o novo estado do Araguaia, ele avalia que o seu projeto atende aos anseios da população
O senador salientou que, no Brasil, a quantidade de dinheiro que circula em um estado é proporcionalmente inversa ao seu tamanho. Estados muito menores do que o Amazonas, como Rio de Janeiro e São Paulo, são bem mais ricos, ressaltou. Na sua opinião, as desigualdades sociais são resultado das desigualdades geográficas.
16/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito contesta afirmações do governador do Piauí
Pavan contesta afirmações de Ideli Salvatti sobre duplicação da BR-101
OPOSIÇÃO CONTESTA AFIRMAÇÕES DE ARRUDA SOBRE INDICAÇÃO DE GROSSI
Capiberibe contesta afirmações de que país esteja em crise
Criação do estado do Araguaia e debate sobre crise com Canadá marcaram a semana
José Jorge contesta declarações do ministro da Justiça sobre governador de Pernambuco