Mozarildo defende Lei de Abate de aeronaves ilegais



Aviões estrangeiros que estejam sobrevoando o espaço aéreo nacional de forma irregular e que não atendam ordens da Força Aérea Brasileira (FAB) poderão ser abatidos, desde que haja autorização do presidente da República. Isso é o que define anteprojeto de regulamentação da Lei 9.614/98, conhecida como Lei do Abate, e que foi defendida pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) como medida capaz de assegurar a soberania do Brasil sobre o espaço aéreo correspondente ao território nacional.

Segundo o senador, a regulamentação dessa lei pelo governo serviria para evitar as constantes ameaças que sofre o espaço aéreo brasileiro, por conta, principalmente, de criminosos -que se valem da ausência de mecanismos legais que permitam ao governo brasileiro reprimir as ações de aeronaves que sobrevoam irregularmente o país-. Ele disse que a Amazônia corre sérios riscos de se tornar -terra de ninguém-, pois vive sendo invadida por aviões de guerrilheiros, contrabandistas, bandidos, narcotraficantes, e estrangeiros irregulares.

Para Mozarildo, a situação é tão grave que não se justificam as argumentações dos opositores à idéia, de que estaria sendo instituída a pena de morte no Brasil e de que os Estados Unidos não desejam que nosso país faça uso de tal dispositivo legal.

- Seriam tais preocupações tão relevantes assim? Seriam elas significativas a ponto de ser preferível que o Brasil permanecesse vulnerável? Minha resposta é que os argumentos são frágeis e causam danos substanciais à preservação da soberania brasileira.

O fato de os Estados Unidos terem em seu ordenamento jurídico lei dessa natureza foi citado pelo senador para reforçar sua posição. Outro argumento listado por Mozarildo é de que o abate de aeronave - utilizado como último e excepcional recurso quando se esgotam todos os meios coercitivos sobre a aeronave irregular - pode ser comparado à perseguição que a polícia faz a criminosos. -Não é porque existe o risco de o criminoso morrer, que a polícia se abstém de persegui-lo-, enfatizou o parlamentar.



21/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros defende regulamentação de lei que permite abate de aeronaves hostis

RENAN REIVINDICA REGULAMENTAÇÃO IMEDIATA DA LEI DE ABATE DE AERONAVES

Mozarildo defende valorização dos municípios

Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul

Mozarildo defende orçamento impositivo

Mozarildo defende desenvolvimento da Amazônia