Mozarildo quer melhor estratégia para o setor da biotecnologia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) cobrou do governo federal a adoção de um programa destinado a criar uma estratégia clara, com visão de longo prazo, para o setor de biotecnologia, considerado por ele como altamente estratégico em todo o mundo. Segundo ele, o que existe atualmente no Brasil é uma série de textos e documentos dispersos, ocasionando, conforme observou, falta de coordenação entre os organismos públicos e privados que realizam pesquisa biológica.

Para o senador, é preciso que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma de imediato o papel de coordenador desse processo, no sentido de incluir o Brasil entre as nações de destaque no campo biotecnológico, seja por meio do financiamento direto das instituições públicas, seja por incentivos à iniciativa privada.

Mozarildo Cavalcanti fez o alerta ao comentar o relatório "Ciências da Vida e Biotecnologia: uma estratégia para a Europa", destinado a criar um plano de ação com o objetivo de recolocar o continente europeu na ponta das pesquisas e do desenvolvimento de novas aplicações biotecnológicas. Para ele, a Europa está no caminho certo, o que necessita ser copiado pelo governo brasileiro.

O senador por Roraima também pediu que o governo adote uma série de medidas para o setor, a começar pela gestão racional dos recursos públicos e estímulo às pesquisas privadas, bem como transparência de todo o processo.



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino quer definição de estratégia para setor energético

Mozarildo quer melhor distribuição de recursos do BNDES

Mozarildo quer investigação sobre aviação civil e agência reguladora para o setor

Setor privado debate estratégia brasileira para biodiversidade

Mozarildo destaca inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia

Mozarildo pede a Lula melhor tratamento para Roraima