MP dos pequenos produtores rurais volta a trancar a pauta



O projeto de conversão à Medida Provisória nº 77, que estabelece os termos da renegociação das dívidas de pequenos produtores rurais, no limite de R$ 35 mil, continua trancando a pauta do Senado, que tem sessão deliberativa nesta terça-feira (12), às 14h30. Um acordo de lideranças garantiu ao relator da matéria, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) um prazo mais dilatado para a apresentação de seu relatório, que deve ser votado nesta terça.

Alterada pela Câmara dos Deputados e transformada no projeto de lei de conversão nº 33, a MP trata da renegociação das dívidas dos produtores com o Programa de Crédito Especial para Reforma Agrária (Procera), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os bancos oficiais e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico/Fundo de Amparo ao Trabalhador (BNDES/FAT).

Consta também da ordem do dia projeto de decreto legislativo que aprova a programação monetária para o primeiro trimestre deste ano, nos termos da Mensagem Presidencial nº1, de 2003. De acordo com o documento, elaborado pelo Banco Central e apresentado pelo Poder Executivo, em um cenário favorável à redução das taxas inflacionárias, a programação monetária poderá ser implementada de modo a expandir a liquidez real da economia e reduzir os juros.

Moção

Uma moção de apoio à paz, contra o ataque norte-americano ao Iraque, de autoria dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP), também está em pauta, e tem o parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Serão votadas em Plenário as seguintes indicações do Executivo: o juiz Teori Albino Zavascki, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para ministro do Superior Tribunal de Justiça; João Gualberto Marques Porto Júnior para o cargo de embaixador do Brasil junto à República de Cingapura; e Renato Luiz Rodrigues Marques para embaixador na Ucrânia. Da mesma forma, o Executivo solicita a retirada de duas indicações do governo anterior: Antonio Augusto Dayrell de Lima, para o cargo de embaixador em Cuba, e Marcos Caramuru de Paiva, para embaixador no Canadá.

Na quarta-feira (12) entram em pauta duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC). A primeira extingue o voto secreto dos parlamentares no caso de deliberação sobre perda de mandato de deputados e senadores. A proposta, de autoria de Tião Viana, tem assinaturas favoráveis de outros 27 senadores e parecer favorável do ex-senador José Eduardo Dutra. A outra PEC, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), inclui a alimentação como direito social.



07/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUZIA PROPÕE ISENÇÃO DE IPI PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Projeto prevê anistia das dívidas de pequenos produtores rurais

Nova Política Nacional de Irrigação irá beneficiar pequenos produtores rurais

Valdir Raupp pede crédito para pequenos produtores rurais

Wellington Roberto propõe anistia de 50% das dívidas dos pequenos produtores rurais

Heloísa Helena defende negociação de dívidas de pequenos produtores rurais