ODACIR APONTA SUCESSO DO "TODA CRIANÇA NA ESCOLA"



O senador Odacir Soares (PTB-RO) parabenizou o ministro da Educação,Paulo Renato, e seu antecessor, Murílio Hingel, pelo "sucesso" do programa Toda criança na escola, que, a seu ver, "deve ser levado adiante com ânimo impertubável, sem se deixar seduzir pela tentação de transformá-lo em instrumento de propaganda na campanha eleitoral que se aproxima".

O programa, que dá continuidade ao conjunto de ações previstas no Plano Decenal de Educação para Todos formuladas durante a administração de Hinguel, constitui, na opinião do senador, "fruto da participação democrática dos numerosos atores envolvidos no processo educacional, buscando esquivar-se da reincidência no erro de impor soluções por decretos e portarias".

Entre as principais ações desenvolvidas pelo programa, Odacir destacou o treinamento e capacitação de professores para programas de aceleração de aprendizagem, que acredita ser "o antídoto mais indicado contra o elevado índice de distorção série/idade". De acordo com o Censo Escolar de 1996, mais de 63% dos alunos do ensino fundamental têm idade superior à faixa etária correspondente a cada série. Odacir acrescentou que, "além de ser um dos principais fatores de evasão, essa distorção provoca custos adicionais aos sistemas de ensino".

- Não menos importante é o programa da TV Escola, que já foi implantado em cerca de 45 mil escolas de ensino fundamental do país. Seu objetivo é contribuir para a capacitação e aperfeiçoamento do professor em exercício, melhorando seu desempenho na sala de aula, além de concorrer, inclusive, para sua habilitação, já que constitui valioso recurso didático nos cursos de formação do magistério. Quanto aos alunos, o benefício é ainda maior, já que se lhes oferece um instrumento moderno de apoio pedagógico que muito enriquecerá o conteúdo das aulas que lhes serão ministradas - disse.

Odacir Soares afirmou ainda que se encontra em fase de planejamento e articulação um projeto de titulação de professores leigos, a ser desenvolvido por meio de uma parceria entre a TV Escola e a Secretaria de Educação Fundamental, as secretarias estaduais de educação e instituições de formação de magistério. Essa iniciativa, de acordo com Odacir, pretende apoiar os sistemas de ensino para cumprir a meta de acabar com a existência de professores leigos no prazo de cinco anos.



31/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR DESTACA SUCESSO DE PROGRAMA DE PLANTIO DE ARROZ E SOJA NA AMAZÔNIA

Educação: Tempo Integral - oito horas na escola, e ensinamentos para toda a vida

ODACIR SOARES APONTA INCONSTITUCIONALIDADES NA LDO PARA 1999

ODACIR APONTA INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO PARA GASTAR CPMF

ODACIR APONTA PERDAS AO TRABALHADOR COM ADOÇÃO DO CONTRATO TEMPORÁRIO

Ministro garante que em dois anos toda escola de nível médio terá computadores ligados à Internet