Osmar Dias defende a participação do Legislativo na decisão sobre o crédito-prêmio do IPI



O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu nesta terça-feira (2) a participação do Congresso Nacional na discussão de uma proposta que ponha fim à pendência que envolve a extinção do crédito-prêmio do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas fabricantes e exportadoras de produtos manufaturados.

O tema foi debatido em audiência pública nesta manhã na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com a participação de autoridades da Receita Federal e o presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Luiz Gonzaga Belluzzo, entre outros convidados.

- Precisamos votar! Não será a burocracia do governo que vai discutir um assunto dessa importância. Tem que votar matéria, aprovar acordo, seja uma medida provisória, um projeto de lei, mas o assunto não pode ficar pendente. É um direito dos empresários que exportaram e dos trabalhadores, que têm seus empregos garantidos por esses empresários - afirmou.

Criado em 1969, o crédito-prêmio confere crédito de até 15% sobre o valor das exportações de bens industrializados. O benefício foi formalmente extinto pelo governo em 1983. Desde então, os exportadores recorreram à Justiça visando reverter a medida. O assunto encontra-se atualmente em análise no Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá a palavra final.

- Vai se formar uma confusão, qualquer que seja a decisão do STF. Se [a razão] for para a empresa exportadora, o governo vai ter um rombo grande. Se for para o governo, a empresa vai cair na confusão de refazer balanços, vai ter que ter muito trabalho, despender dinheiro e refazer o planejamento tributário. Não tenho dúvida que o STF vai considerar o direito dos empresários que exportaram - afirmou.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende reforma do Legislativo antes de decisão sobre reajuste

Osmar Dias defende participação da União no financiamento das universidades estaduais

Osmar Dias defende PEC que amplia Fundo de Participação dos Estados e Municípios

Osmar Dias quer participação do Senado na demarcação de reservas

PROJETO DE OSMAR DIAS CRIA O FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES

Osmar Dias propõe peridiocidade para participação nos lucros agrícolas