OSMAR DIAS: HÁ PÂNICO ÀS MARGENS DO IGUAÇU POR CAUSA DO "EL NIÑO"



Há um "verdadeiro pânico" em algumas cidades do Paraná localizadas às margens do rio Iguaçu,por causa da possibilidade de grandes enchentes provocadas pelo fenômeno El Niño, informou hoje (dia 25) ao plenário o senador Osmar Dias (PSDB-PR). "Eu pude perceber no último de fim semana esse pânico entre os moradores de Vitória da União, porque o centro da cidade fica a apenas 11,5 metros acima do nível do rio."

- Já que institutos de pesquisas dos Estados Unidos admitem que o fenômeno climático poderá provocar enchentes no Sul e secas no Nordeste do Brasil, é preciso que o governo adote medidas de prevenção. Com a prevenção, será possível amenizar os efeitos dos desastres - ponderou o senador. Ele sugeriu que o governo crie uma comissão, integrada por representantes de vários ministérios, para analisar "com seriedade" o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e seus efeitos sobre o país.

Depois de assinalar que neste momento as águas do Pacífico já estão 5 graus acima do normal para esta época (encontra-se em torno de 29º C), Osmar Dias atribuiu as enchentes dos últimos dias no Chile e nas Filipinas ao El Niño. "O Brasil tem que começar a trabalhar com planejamento estratégico. Se há possibilidade de enchentes e secas, o governo deve agir antes. A Casa Civil tem de responder se temos estoques suficientes de alimentos e de combustíveis para uma situação dessas", observou.

Osmar Dias lembrou que foi instalada pelo Senado uma comissão temporária para analisar todas as informações técnicas disponíveis sobre a possibilidade de manifestação, este ano, do El Niño. A comissão fará sugestões, ao governo, de medidas que devem ser tomadas para prevenir problemas provocadas por enchentes ou secas.

Em aparte, o senador Humberto Lucena (PMDB-PB) assinalou que a transposição das águas do rio São Francisco, para atender aos estados do Piauí, Rio Grande do Norte,Paraíba e Pernambuco, reduziria os problemas de uma grande seca, caso o projeto não tivesse parado. Lucena observou que o ex-presidente Itamar Franco garantiu que só faltava um relatório de impacto ambiental para início das obras. "Fernando Henrique Cardoso garantiu que levaria o projeto à frente. No entanto, recentemente o ministro do Meio Ambiente afirmou que há grandes dificuldades para realização da obra", lamentou.



25/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias defende valorização de Foz do Iguaçu

Projeto de Osmar Dias cria zona franca em Foz do Iguaçu

Osmar Dias quer transformar Foz do Iguaçu em Área de Livre Comércio

Osmar Dias apóia projeto dos sacoleiros e propõe que parte da arrecadação fique em Foz do Iguaçu

Osmar Dias quer viabilizar uso da Estrada do Colono sem causar danos ao Parque do Iguaçu

MALDANER: DEFESA CIVIL TEM DE SER APOIADA POR CAUSA DO " EL NIÑO"