Osmar Dias quer viabilizar uso da Estrada do Colono sem causar danos ao Parque do Iguaçu



Ao registrar que 22 colonos ficaram feridos em conflito ocorrido entre policiais federais e militares e agricultores que defendem a reabertura da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, o senador Osmar Dias (PDT-PR) anunciou nesta quinta-feira (9) que apresentará aos governos federal e do estado do Paraná um projeto técnico que viabilize a utilização da estrada e a preservação do parque.

Segundo o senador, a interdição da Estrada do Colono está sendo discutida na Justiça há várias décadas. De um lado, integrantes de organizações não-governamentais defendem o fechamento definitivo da estrada em nome da preservação ambiental do Parque do Iguaçu. De outro, agricultores das cidades próximas ao parque querem ter de volta a garantia de utilização daquela via de acesso.

- Muita gente procura não se pronunciar a respeito desse assunto para não se comprometer. Mas eu dou minha opinião objetiva e sincera. A própria ministra [do Meio Ambiente] Marina da Silva disse que o parque é patrimônio da humanidade. Mas quando foi considerado patrimônio da humanidade, a estrada já existia. E ninguém mais do que a população do entorno do parque é responsável pela sua preservação - afirmou Osmar Dias.

Segundo o senador pelo Paraná, os 190 mil hectares do parque continuam preservados pela ação direta das comunidades das cidades vizinhas. Ele registrou que os próprios agricultores procuram plantar sem utilizar venenos para não poluir o Parque do Iguaçu. A soja produzida também é orgânica para não causar danos ao meio ambiente.

Osmar Dias opinou que é possível garantir a utilização da estrada sem causar danos ao parque. Ele citou algumas iniciativas que poderiam ser feitas neste sentido, como a construção de uma via para os animais transitarem, a colocação de redutores de velocidade para que o barulho dos automóveis seja diminuído e não provoque poluição sonora e a instalação de telas de proteção nas laterais das pistas, para que os animais não corram riscos de atropelamento.

Por outro lado, Osmar criticou a decisão de enviar a polícia para expulsar os manifestantes. Ele comparou que o governo não costuma agir com a mesma -ousadia e disposição- quando é acionado para garantir a reintegração de posse de terras invadidas no Paraná.



09/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias quer transformar Foz do Iguaçu em Área de Livre Comércio

Osmar Dias defende valorização de Foz do Iguaçu

Projeto de Osmar Dias cria zona franca em Foz do Iguaçu

OSMAR DIAS: HÁ PÂNICO ÀS MARGENS DO IGUAÇU POR CAUSA DO "EL NIÑO"

Osmar Dias apóia projeto dos sacoleiros e propõe que parte da arrecadação fique em Foz do Iguaçu

Cortador de grama à gasolina pode causar danos ocupacionais