OSMAR DIAS DENUNCIA LIGAÇÕES ENTRE COPEL E EMPRESA ENVOLVIDA EM ESCÂNDALO DA SUDAM



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) denunciou a existência de "negócios estranhos" ligando a Companhia Paranaense de Energia (Copel) à Usimar, empresa de componentes automotivos que está sendo investigada em fraude de R$ 1,38 bilhão com recursos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). "A Copel é uma empresa modelo que não pode se envolver nessa embrulhada de corrupção da Sudam, várias vezes denunciada pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães", disse Osmar Dias. Na avaliação do senador, a empresa deve restringir seus investimentos na produção e distribuição de energia elétrica no Paraná.

- A população não pode aceitar que a Copel esteja metida em projetos da Sudam de indústria alimentícia, de agropecuária e com uma empresa de componentes automotivos, como é o caso da Usimar - afirmou.

Osmar Dias acusou o governador paranaense Jaime Lerner de estar destruindo o patrimônio do estado. A Copel, lembrou o senador, está ameaçada de perder 33% de suas ações para o Banco Itaú. Caso o governo do estado não resgate os títulos até 31 de dezembro, as ações passarão para o Banestado, recentemente comprado pelo Itaú. "Os tentáculos da corrupção já estão globalizados, pois hoje fiquei sabendo desses novos negócios nebulosos da Copel", disse Osmar Dias.

Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou ter recebido a informação de que as relações entre a Copel e a Usimar seriam o fio da meada da corrupção envolvendo a Sudam. "A chave do cofre da Sudam está nas mãos de um cidadão chamado Amaury Silveira", afirmou Requião.

05/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias denuncia contratos fraudulentos na Copel

Osmar Dias pede união da oposição no Paraná para impedir a venda da Copel

OSMAR DIAS PEDE "SOCORRO" PARA EVITAR ENTREGA DA COPEL AO BANCO ITAÚ

Serys refuta denúncia de que estaria envolvida com "máfia das ambulâncias"

Osmar Dias condena privatização da empresa de energia do Paraná

CCJ mantém reunião para ouvir nesta quarta envolvida em denúncia de vazamento na Receita