Osmar Dias quer definição para Lei de Biossegurança



O senador Osmar Dias (PDT-PR) cobrou nesta segunda-feira (24) uma definição para a Lei de Biossegurança, que regulamenta a produção, a manipulação e a pesquisa de organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, e células-tronco. Segundo ele, a lei não foi sequer debatida no Senado e isso está provocando um estado de insegurança legal junto aos produtores rurais e aos pesquisadores.

Outro ponto que está causando insegurança junto aos produtores é o que o senador chamou de -falta de atitude- dos governos federal e estaduais em relação às invasões de propriedades rurais. Ele disse que a Constituição está sendo continuamente descumprida e que os governos não estão garantindo as determinações da Justiça para reintegração de posse.Osmar Dias informou que o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), convidou as Comissões de Educação (CE), de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para uma reunião na próxima quinta-feira (27), onde seria discutida uma estratégia de tramitação para o projeto da Lei de Biossegurança.

- Acredito que há um equívoco. A Comissão de Educação realizará amanhã (25) uma audiência pública para debater um ponto da lei: os organismos geneticamente modificados. Todas as outras comissões que têm alguma influência sobre a lei podem fazer suas audiências públicas. Aliás, todos os membros das outras comissões estão convidados a participar da nossa audiência pública - assinalou.

O senador ainda defendeu a realização de debates separados sobre OGMs e células-tronco, sob pena de retardar o avanço tecnológico nesta área no Brasil. Ele explicou que são assuntos distintos e que o fato de estarem sendo regulamentados pela mesma lei pode causar confusão.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) felicitou a iniciativa de Osmar Dias -porque o assunto está sendo tratado como se fosse fundamentalismo-. As discussões em torno da matéria, continuou, estão parecendo a briga de Oswaldo Cruz pela vacina contra a febre amarela e a guerra ocorrida quando se implantou o sistema métrico. Suassuna afirmou que, por causa disso, a Embrapa está fazendo pesquisa na Argentina e nos Estados Unidos. Em outro aparte, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse que o governo mente quando comemora o sucesso da agricultura brasileira como se fosse resultado de alguma ação federal.



24/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias quer garantir votação da Lei de Biossegurança no final do mês

Aelton quer pressa na definição dos parâmetros da Lei de Biossegurança

Osmar Dias rejeita substitutivo de Suassuna ao projeto da Lei de Biossegurança

Osmar Dias defende desmembramento do projeto que trata da Lei de Biossegurança

Biossegurança: substitutivo de Osmar Dias permite pesquisa com células-tronco

Osmar quer que comissões examinem e aperfeiçoem Lei de Biossegurança