"Pacote ético" é visto com expectativa por senadores



O lançamento de um "pacote ético" pelo Congresso Nacional, iniciativa que deve nortear os trabalhos legislativos neste semestre, é visto com expectativa pelos senadores. A disposição do Legislativo Federal de aprovar o fim dos sigilos bancário e fiscal para ocupantes de cargos públicos e da imunidade parlamentar na prática de crimes comuns, por exemplo, foi classificada como salutar pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR).

- É importante dizer que, independente de questões políticas que geram uma certa celeuma, o Senado tem votado matérias importantes para o país e tem avançado muito nos trabalhos legislativos - afirmou Jucá.

Além das matérias citadas, o senador tucano acredita que outros projetos relevantes para a sociedade sejam aprovados até o fim do ano, como o financiamento público de campanhas eleitorais e a fidelidade partidária, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Para a líder do PT no Senado, Heloísa Helena (AL), esse "pacote ético" deve contemplar o debate das principais reformas exigidas pelo país, como a tributária e do Judiciário, sem esquecer, no entanto, de incluir a apuração de denúncias de tráfico de influência e crimes praticados contra a administração pública.

- A agenda ética significa cumprir nossa obrigação constitucional de fiscalizar os atos do Executivo, mas também estabelecer procedimentos de investigação contra senadores acusados de corrupção - observou a senadora.

Na opinião de Heloísa Helena, se o Congresso Nacional tiver a coragem de enfrentar esses desafios, estará dando um grande passo para preservar sua imagem e credibilidade perante a opinião pública.

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara testa pacote ético com Medeiros

Senado já aprovou quatro dos seis projetos do "pacote ético"

Fogaça manifesta estranheza diante do chamado "pacote ético"

Cabral: Senado saiu na frente e já aprovou projeto do "pacote ético"

Roberto Cavalcanti diz que expectativa sobre pacote do governo paralisou financiamentos habitacionais

Senadores votam projeto que acaba com exigência em lei de visto para turista estrangeiro