Paim comemora decisão do STJ a favor de idosos
O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (31), decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve em 10 anos o prazo para usuários com mais de 60 anos entrarem na Justiça com ações coletivas pedindo a devolução por aumentos abusivos aplicados por planos de saúde.
Em recurso ao STJ contra ação civil pública movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a administradora de planos de saúde Amil Assistência Médica alegou que o direito à devolução de valores requerido pelo MPDFT já estava prescrito, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A relatora da ação, ministra Nancy Andrighi, entendeu, no entanto, que o prazo de vencimento aplicável é de 10 anos, conforme previsto no Código Civil. Em razão disso, o STJ manteve a decisão anterior do Tribunal de Justiça do DF que limitou a 80% o reajuste dos planos da Amil, que previam uma variação de 165%.
- As empresas administradoras de planos de saúde têm que ter em mente que os idosos não estão desamparados, pelo contrário, a lei os ampara - disse Paim, lembrando ter sido o autor do Estatuto do Idoso, no qual estaria baseada a decisão do STJ.
Desemprego
Paim destacou ainda resultado de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou queda na taxa de desemprego no país. De acordo com o estudo, realizado em 6 das principais regiões metropolitanas do país, o desemprego caiu de 7% em junho para 6,9% em julho.
Rio Grande do Sul
O parlamentar registrou também, no mesmo pronunciamento, a aprovação, hoje de manhã, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de operação de crédito externo no valor de US$ 60 milhões, destinados a financiar o "Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul - PROFISCO-RS".
31/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comemora decisão do STF que garante gratuidade no transporte interestadual de passageiros idosos
Paulo Paim reclama aprovação de projetos em favor dos idosos
Paulo Paim elogia decisão do STF em favor de concursandos
Paim diz que votará contra mínimo de R$ 260, mesmo com decisão do PT de fechar questão a favor
Paim critica decisão do ministro do STF Edson Vidigal contra transporte gratuito de idosos
Paim comemora retomada da gratuidade para idosos em transporte interestadual