Paim comemora retomada da gratuidade para idosos em transporte interestadual
Segundo explicou Paim, autor da proposta, o Estatuto do Idoso assegura duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. No caso de as vagas já terem sido preenchidas, o usuário deverá contar, no mínimo, com 50% de desconto na compra do bilhete.
- Com a cassação da liminar, os aposentados não serão mais constrangidos e o Estatuto do Idoso passa a vigorar com plenitude – comentou, alertando que as empresas de transporte que desrespeitarem esse dispositivo poderão pagar multa de R$ 800 a R$ 2,3 mil. Paim também creditou a reversão dessa decisão judicial à mobilização dos idosos no país, que protestaram contra a liminar que isentava 110 empresas filiadas à Abrati da obrigação de reservar assentos gratuitos ou mais baratos para os idosos.
Na opinião do senador petista, a possibilidade de uma lei “pegar ou não” depende do interesse da população. Para o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), “as coisas também acontecem quando quer o poder público”. E citou como exemplo liminar judicial que proibiu o governo de exigir fiador dos universitários beneficiados pelo crédito estudantil.
09/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comemora decisão do STF que garante gratuidade no transporte interestadual de passageiros idosos
Decreto regulamenta gratuidade de transporte interestadual para idosos
Paim: governo regulamentou transporte interestadual gratuito para idosos
Projeto que amplia gratuidade de transporte para idosos passa pela Comissão de Assuntos Econômicos
Paim aplaude STF por confirmar gratuidade de passagens em ônibus interestaduais para idosos
Quintanilha comemora decreto presidencial sobre gratuidade de viagens para idosos