Paim quer políticas de combate ao trabalho informal
A importância da instituição de políticas de combate ao trabalho informal levou o senador Paulo Paim (PT-RS) a ocupar a tribuna nesta sexta-feira (4). Segundo ele, é preciso fazer uma grande campanha nacional pelo emprego formal.
- A maioria desses trabalhadores informais não sabe que eles estão, dia após dia, dando o suor ao trabalho, mas que para a Previdência Social eles não existem - lembrou Paim.
Com o objetivo de reduzir o número de trabalhadores informais, o senador lembrou ainda que apresentou um projeto de lei (PLS 253/05) que cria um sistema especial de inclusão previdenciária dos trabalhadores de baixa renda.
- Não estamos propondo novos benefícios, mas sim estabelecendo benefícios para que pessoas que hoje estão fora do sistema previdenciário, ou que não estão contribuindo, possam ingressar no sistema e contribuir - explicou o senador.
Com relação à questão do desemprego, Paim lembrou que, apesar das altas taxas existentes e por razões as mais diversas, a falta de experiência e conseqüentemente de qualificação são as principais causas apontadas para o grande número de pessoas fora do mercado de trabalho.
- De fato, nossos jovens não têm como adquirir experiência se têm de largar os bancos escolares muito cedo para ajudar no sustento de suas famílias - justificou o parlamentar.
Movimento
O senador pelo PT também destacou, em seu pronunciamento, o movimento ocorrido nessa quinta-feira (3), em Porto Alegre, que reuniu quatro mil pessoas em protesto contra a situação da uva e do vinho no Brasil, principalmente com relação à safra de 2009. Segundo o senador, os produtores solicitam ao governo redução de tributos e intensificação da fiscalização para diminuir o contrabando da uva, entre outras reivindicações.
- Todos os jornais do meu estado estão destacando, hoje, a importância deste movimento, que mostra, na verdade, a preocupação do gaúcho com a produção da uva, do vinho e do próprio suco e seus derivados - explicou.04/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro quer aprofundamento de políticas de combate ao racismo
Paim homenageia trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer
João Tenório diz que fracasso na condução da economia aumenta trabalho informal
Tião Viana quer definição de políticas de prevenção e combate à morte súbita
Paim quer engajar Congresso em amplo grupo de apoio a políticas afirmativas para negros
EDUARDO QUER ADESÃO DO SETOR INFORMAL DA ECONOMIA À PREVIDÊNCIA