Parlamentares querem realizar fórum do G20 em agosto




Documento elaborado na reunião reúne sugestões do grupo para o fórum

VEJA MAIS

O grupo de trabalho que organiza o 5º Fórum de Consulta de Presidentes de Parlamento do G20 se reuniu pela primeira vez, nesta terça-feira (18), para decidir a data e o tema do evento, que vai ocorrer em Brasília. Comandado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) e pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o grupo pretende realizar o fórum nos dias 6,7 e 8 de agosto para debater temas como geração de emprego e previdência internacional, combate à corrupção e mídias sociais.

Na reunião de hoje, os parlamentares decidiram formular um documento para os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que precisam aprovar as sugestões do grupo. O tema central proposto foi "Por uma Diplomacia Parlamentar Ativa: O papel do Legislativo e sua articulação internacional".

O grupo também vai organizar delegações para entregar os convites aos países do G20, além da Colômbia e da Espanha. Os parlamentares querem ainda conseguir a participação dos Estados Unidos, que não estiveram nos fóruns anteriores.

Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), os temas são de extrema relevância para os parlamentos de todos os países e o Brasil deve ser protagonista entre as principais economias do mundo.

— Esse é realmente um grande momento de firmar o parlamento brasileiro, a diplomacia brasileira em alguma medida, no fortalecimento das relações e na colocação de temas que são cruciais — observou a senadora.

Romero Jucá disse que o Brasil é uma referência mundial não só no esporte, mas na economia e na política. Para ele, do evento podem surgir iniciativas de projetos de lei que sejam de interesse público para o Brasil.

— Um encontro como esse traz contribuições no mundo todo com visões distintas, mas complementares, no sentido de trazer experiências, vivências, novas ações, novas propostas . E o resultado do encontro sem dúvida nenhuma será a apresentação de uma série de projetos desse grupo para contribuir com a sociedade brasileira — afirmou Jucá.

De acordo com Vaccarezza, os custos do evento serão mínimos, já que cada país vai arcar com as despesas das delegações. O deputado destacou o tema da previdência internacional como um dos temas mais importantes, já que há empresas brasileiras no mundo inteiro e há trabalhadores estrangeiros no Brasil que ainda não têm uma solução internacional para a questão previdenciária.

O Fórum do G20 Parlamentar já foi realizado no Canadá, na Coreia do Sul, na Arábia Saudita e no México. O G20 é um grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Também fazem parte do grupo de trabalho que organiza o fórum no Brasil os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Humberto Costa (PT-PE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e os deputados Sandro Mabel (PMDB-GO), Otávio Leite (PSDB-RJ), João Maia (PR-RN) e Mara Gabrili (PSDB-SP).



18/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares querem saber quando obras do fórum trabalhista de São Paulo serão retomadas

Líderes decidem realizar sessões deliberativas em agosto e setembro

Subcomissão vai realizar audiências em preparação ao 6º Fórum Mundial da Água

Fórum das Desigualdades vai realizar mais duas reuniões no Interior

Senadores querem rediscussão em agosto da cobrança da Cofins/PIS

SENADORES QUEREM OFICIALIZAR 11 DE AGOSTO COMO DIA DO ADVOGADO