Paulo Bauer critica livro distribuído pelo MEC




Em pronunciamento nesta terça-feira (17), o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) condenou o Ministério da Educação (MEC) por autorizar a publicação e a distribuição às escolas públicas de livro didático que admite erros de Português. A obra, incluída no Programa Nacional do Livro Didático, defenderia, segundo o parlamentar, a supremacia da linguagem oral sobre a linguagem escrita, admitindo construções do tipo "nós pega o peixe", as quais poderiam ser consideradas corretas em determinados contextos.

Ex-secretário de Educação de Santa Catarina, Paulo Bauer disse que a ação do MEC deve ser revista, com recolhimento dos livros distribuídos, para não comprometer o aprendizado dos alunos.

- As crianças precisam aprender o Português de forma correta e original. Temos que ensinar o certo. Se tivéssemos que admitir que o erro é a regra, não precisaríamos ter leis de trânsito. Tem que recolher os livros e não permitir que em outro momento tal equívoco se repita - afirmou.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a ortografia tem de ser preservada e que as normas gramaticais devem ser respeitadas, independentemente dos diferentes sotaques regionais do país.

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que os críticos do MEC estão "fazendo tempestade em copo d'água", tendo em vista que o livro estaria apenas "contextualizando uma situação, e não ensinando a falar errado", segundo ela. 



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Bauer critica governo do PT

Paulo Bauer critica a cobrança de taxas em terrenos de marinha

Paulo Bauer critica exceções no ICMS interestadual que prejudicam o Sul do país

Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária

Paulo Bauer critica governo federal por anúncios de obras em período eleitoral

Paulo Bauer critica demora para mudar indexador das dívidas de estados e municípios