Paulo Paim diz que suas emendas privilegiaram municípios mais pobres



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um resumo de suas atividades ao longo do ano. Ele destacou as emendas que apresentou ao orçamento da União para beneficiar os municípios do estado que representa, o Rio Grande do Sul. O senador afirmou que procurou privilegiar os municípios mais pobres, "levando sempre em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)".

Já sobre as emendas que apresentou por meio das comissões, Paim declarou que seu critério foi o de "beneficiar as prefeituras e mesmos os estados de todo o país que implementem políticas públicas para as pessoas com deficiências, os idosos, as crianças, os desempregados, os índios, as mulheres e as ações que combatam todo tipo de preconceito".

Paim lembrou ainda de uma emenda de sua autoria que destina recursos à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) - instituição, ressaltou ele, "que estava ameaçada de ir à falência". O senador destacou que, originalmente, essa emenda destinava R$ 15 milhões ao ano para a universidade, mas que somente uma parte desse valor foi aprovada.

Ao comentar a distribuição de recursos entre União, estados e municípios, Paim defendeu um "novo pacto federativo" para o país, no qual "prevaleça, efetivamente, a igualdade na distribuição de recursos".

- Fala-se muito em passar a responsabilidade sobre saúde, educação e segurança para estados e municípios, mas também é preciso aportar mais recursos, o que somente é possível com um novo pacto federativo - argumentou.

Reivindicações gaúchas

Ao mencionar a difícil situação financeira do Rio Grande do Sul, Paim anunciou que o governo federal já concedeu o aval para um empréstimo a ser feito pelo Banco Mundial ao estado, cujo valor seria de aproximadamente R$1 bilhão.

- Com esse valor poderemos pagar parte da dívida do governo estadual - disse ele, acrescentando que "a expectativa é a de que o financiamento seja liberado no início do próximo ano".

Paim informou que o projeto que trata desse empréstimo - que precisa ser autorizado pelo Senado - deve chegar à Casa nesta semana e terá a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) como relatora na da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- Essa matéria tem todas as condições de ser votado até quinta-feira - afirmou.



17/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim diz que é possível aprovar medida que beneficie os mais pobres, de qualquer cor

Paim presta conta de suas emendas ao orçamento

Paulo Paim pede mais dinheiro para municípios afetados pela seca no Sul

Fator previdenciário é perverso com os mais pobres, diz Paim

Paim cobra mudanças tributárias em prol dos mais pobres

CDR vota projeto que beneficia municípios de regiões mais pobres em programas habitacionais