PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS TRAMITARÃO COM URGÊNCIA
O projeto original, do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), estabelece que os empréstimos serão concedidos pela Caixa Econômica Federal. O senador Romero Jucá (PSDB-RR) apresentou voto em separado estabelecendo o BNDES como o agente dos empréstimos, porque a Caixa Econômica Federal não disporia de recursos este ano. O relator, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), incluiu então as duas instituições. Com parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos, a matéria será votada transcorrido o prazo de duas sessões.
O segundo projeto de resolução que passa a tramitar em urgência diz respeito à autorização ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a tomar empréstimo externo no valor de US$ 50 milhões junto ao Banco Mundial para investimento no Programa de Crédito Produtivo Popular, o Crediamigo. O projeto foi apresentado como conclusão de parecer favorável da CAE e também deve ser votado na próxima terça-feira (dia 20).
O relator na CAE, senador Freitas Neto (PFL-PI), destacou que o Crediamigo já realizou mais de 261 mil operações de microcrédito para a atividade produtiva do Nordeste e que vários desses financiamentos (54,62%) foram tomados por mulheres.
16/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMPRÉSTIMOS AO CEARÁ E GOIÁS TRAMITARÃO EM REGIME DE URGÊNCIA
CAE analisa pedidos para a contratação de empréstimos externos
CAE APROVA PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
MODIFICAÇÕES NA LEGISLAÇÃO SOBRE PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS SÃO DISCUTIDAS NA CAE
Bernardo condena uso abusivo de pedidos de urgência
Plenário aprova pedidos de empréstimos para estados e municípios