Plenário aprova criação de seguro-garantia para construção civil



O Senado aprovou nesta terça-feira (23) projeto de lei que institui o seguro-garantia em obrigações decorrentes de lei ou contrato. O projeto torna obrigatória contratação do seguro nas atividades de incorporação e construção de imóveis.

A intenção do autor da proposta, senador Edison Lobão (PFL-MA), é evitar o risco a que estão submetidos os compradores de imóveis em construção, diante da insolvência das construtoras ou incorporadoras. Ele cita a falência da Encol como exemplo de prejuízos que poderiam ser evitados se o seguro-garantia estivesse previsto na legislação.- Mais de 42 mil pessoas que aplicaram suas poupanças, tendo como objetivo adquirir um imóvel, se viram na iminência de perder os recursos, frente à possível insolvência absoluta da Encol - disse o senador.

Outra vantagem do instrumento, ressalta Lobão, é evitar uma retração no setor imobiliário, em virtude do temor das pessoas de adquirirem imóveis na planta.

- A inexistência de mecanismos que preservem os recursos aplicados na compra de imóveis cria um perigoso risco sobre todo o conjunto de instituições que operam no setor imobiliário - alertou Lobão.

Pelo texto aprovado, a aplicação do seguro-garantia não se limita às transações imobiliárias. O autor da proposta explicou que ele também deverá ser utilizado nas licitações e nos contratos públicos, "quer se trate de executar obras, fornecer bens ou prestar serviços". O senador acrescentou que o seguro-garantia também deverá ser empregado "em relações contratuais privadas, nas mesmas modalidades de fazer, entregar e servir", se vier a ser aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente da República.

Em aparte, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) elogiou a iniciativa de Lobão e lembrou ter apresentado proposta semelhante em 1999, que tratava do seguro-garantia para término de obras. Arlindo disse que a proposta de Lobão "é mais abrangente e preserva os direitos das pessoas que fazem investimentos e não vêem satisfeitos o seu desejo da casa própria".

23/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seguro-garantia para construção civil recebe emendas e volta à CAE e à CCJ

Plenário vota seguro para construção civil

Plenário aprova seguro-garantia facultativo

Adiada decisão final sobre projeto do seguro-garantia do imóvel em construção

CCJ aprova, em turno suplementar, regulamentação do seguro-garantia

Senado aprova MP que cria fundo de garantia para a construção naval