Programa da TV Senado estreia com reportagem sobre publicidade dirigida a crianças



A publicidade de alimentos é apontada pelos especialistas como uma das principais causas do excesso de peso de crianças e adolescentes no país. Uma em cada três crianças está acima do peso e 15% estão obesas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com pesquisa da Universidade de Brasília, 96% dos alimentos divulgados em comerciais infantis não são saudáveis. Afinal, é preciso estabelecer regras mais rigorosas sobre as propagandas direcionadas às crianças? A regulamentação da publicidade infantil é o tema do Repórter Senado, que estreia neste sábado (9), na TV Senado.

O programa mostra os projetos que estão no Congresso. Alguns estabelecem restrições como a proibição de anúncio de alimentos com excesso de sódio, açúcar e gordura. Outra proposta proíbe todo tipo de propaganda voltada para crianças até 12 anos de idade. Para os representantes de organismos de proteção à infância, toda propaganda voltada a crianças é abusiva, já que o público infantil é considerado vulnerável aos apelos comerciais. De outro lado, representantes de empresas e do mercado publicitário defendem que qualquer tipo de proibição pode representar censura à liberdade de expressão.

O Estado deve interferir na regulação do mercado publicitário? É responsabilidade exclusiva da família acompanhar o desenvolvimento da criança e decidir o que ela pode ou não ter acesso? O Repórter Senado discute essas e outras questões com representantes do governo, de organizações de proteção à infância, parlamentares, juristas, educadores, pais e responsáveis.

O programa será exibido no sábado (9) às 12h30 e 22h30. A reprise é no domingo (10), às 9h e às 17h. Veja aqui como sintonizar a TV Senado.



08/11/2013

Agência Senado


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