Projeto beneficia exportação de mercadorias agropecuárias



A Comissão Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou a alíquota zero no imposto de renda sobre os créditos obtidos no exterior para o financiamento da produção agropecuária destinada a exportação. O projeto (PLS 276/08), do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) e com parecer de Raimundo Colombo (DEM-SC), segue agora para análise pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa.

Atualmente, somente os grandes exportadores possuem o benefício da redução a zero da alíquota do IR, uma vez que negociam diretamente as mercadorias com o mercado externo. A proposta aprovada na CRA corrige essa distorção ao estender o benefício aos pequenos produtores.

Segundo o relator, hoje o setor exportador da agropecuária paga 15% do valor bruto dos juros e comissões pagos, no caso da compra de bens a prazo; e 25% em decorrência de prestação de serviço, para fins de exportação.

- Um imposto entre 15% e 25% é algo que rompe todos os princípios da isonomia e que pune um dos mais importantes setores da economia brasileira, que tem sido responsável por sucessivos recordes na balança comercial - afirma Colombo.

Cláudio Bernardo e Rita Nardelli / repórteres da Agência Senado



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE ANALISA PROJETO QUE AUMENTA AS TARIFAS SOBRE IMPORTAÇÕES AGROPECUÁRIAS

CRA analisa projeto que institui modelo para políticas de estímulo às atividades agropecuárias

MP DA EXPORTAÇÃO INDIRETA TEM PROJETO DE CONVERSÃO

Projeto de lei proíbe exportação de madeira bruta

PROJETO DE JUCÁ PROÍBE EXPORTAÇÃO DE MADEIRA EM TORA

CCJ APROVA PROJETO SOBRE EXPORTAÇÃO DE BENS SENSÍVEIS