Projeto de Mozarildo estabelece Requisitos para ONGS



Projeto apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) estabelece requisitos para o funcionamento das organizações não-governamentais (ONGs), nacionais e internacionais. Para exercer atividade permanente ou ter a sede efetiva de suas administrações no território nacional, as ONGs deverão fazer registro prévio de seu regimento interno e de seu estatuto no Ministério da Justiça e na Secretaria de Justiça de todos os estados onde tiver representação.

O projeto prevê também que as ONGs prestarão às autoridades brasileiras esclarecimentos sobre o nome de seus diretores ou representantes e informarão as contas da entidade anualmente, assim como dos recursos e subvenções obtidos. Se a organização descumprir requisitos legais ou atentar contra a ordem pública, a sua autorização de funcionamento poderá ser cassada, de acordo com a proposta.

Segundo o projeto, as Ongs estão submetidas às normas de direito interno e as originárias de tratados e convenções ratificados pelo Brasil que tenham por objeto as pessoas jurídicas de direito privado. Da mesma forma, os estrangeiros que atuarem nas ONGs devem obter o visto de entrada no Brasil, nos termos da lei, vedada, para esse fim, a concessão de visto de turista ou de estudante.

Na justificação da matéria, o senador Mozarildo Cavalcanti argumenta que existe hoje uma proliferação de ONGs sem que haja um controle efetivo sobre as atividades que desenvolvem. Ele afirma que a falta de controle pode gerar um campo fértil ao exercício das atividades do crime organizado.

16/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova projeto que estabelece requisitos para registro de nomes de domínio na internet

Inmetro estabelece requisitos obrigatórios para segurança de produtos infantis

Projeto de Mozarildo que cria novas condições para funcionamento de ONGs será votado na CCJ

Mozarildo pede aprovação de projeto que aumenta fiscalização de ONGs

Mozarildo pede votação de projeto que regulamenta a ação das ONGs

Mozarildo defende aprovação de projeto que regulamenta a atuação de ONGs