Projeto de Simon garante prioridade aos créditos trabalhistas na nova Lei de Falências



Visando garantir a prioridade dada aos pagamentos de créditos trabalhistas no caso de falência de empresas, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou projeto (PLS 218/05) que revoga um artigo da Lei 11.101/05, mais conhecida como nova Lei de Falências. A proposta tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Na justificação da matéria, o parlamentar reconhece que tal prioridade já está expressa no artigo 83 dessa lei. No entanto, ele argumenta que, em seu artigo 57, ao exigir que o devedor apresente certidões negativas de débitos tributários como condição para a recuperação judicial da empresa, a nova Lei de Falências abriria a possibilidade de que as obrigações com o fisco sejam pagas antes dos créditos trabalhistas. É por essa razão que o projeto de Simon revoga justamente o artigo 57.

O senador afirma na justificação que "os créditos oriundos das obrigações trabalhistas são (...) sagrados e prioritários em qualquer plano de reestruturação empresarial ou nos pagamentos devidos já no processo falimentar". E que o objetivo de sua proposta é corrigir "uma distorção, talvez fortuita, de uma grande norma".

Prioridade parcial

Além da questão levantada por Simon, uma outra possível distorção da nova Lei de Falências - apontada por vários juristas logo que esta entrou em vigor - seria o fato de que os créditos trabalhistas são prioritários até o valor de 150 salários mínimos. O montante que excede esse limite perde tal prioridade, passando a integrar os chamados créditos quirografários. Na antiga Lei de Falências, todos os créditos trabalhistas eram prioritários.

29/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CUT e Força Sindical defendem prioridade para créditos trabalhistas na nova Lei de Falências

Créditos trabalhistas devem ter prioridade assegurada na nova Lei de Falências, defende Tebet

Heloísa Helena quer prioridade para créditos trabalhistas e tributários na nova Lei de Falências

Prioridade aos créditos trabalhistas centraliza debates sobre Lei de Falências na CAE

CAE volta a discutir se deve ou não fixar limite para créditos trabalhistas na nova Lei de Falências

Projeto pode ser alterado para garantir prioridade a créditos trabalhistas