Projeto define atribuições do médico



O PLS 25/02, de autoria do então senador Geraldo Althoff, define como ato médico todo procedimento técnico-profissional praticado por médico habilitado que seja dirigido para atividades de promoção primária (previne a ocorrência de enfermidades), prevenção secundária (impede a evolução das enfermidades) e prevenção terciária de saúde (cuida da invalidez ou reabilitação dos enfermos).

A proposta estabelece como atos privativos do profissional médico as atividades de prevenção que envolvam procedimentos de diagnóstico de enfermidades ou impliquem indicação terapêutica. De acordo com a proposição, a atribuição de definir a extensão e a natureza desses procedimentos será exercida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que também poderá estipular o campo de atuação de cada um dos profissionais, quando necessário.

O projeto também atribui ao CFM a tarefa de definir, por meio de resolução normativa devidamente fundamentada, os procedimentos médicos experimentais, os admitidos e os vedados para utilização pelos profissionais de Medicina. E estabelece que as atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino de procedimentos médicos privativos estão incluídas entre os atos médicos que devem ser exercidos unicamente por médicos.

O texto de Althoff não se aplica ao exercício da Odontologia, da Medicina Veterinária e de outras profissões de saúde regulamentadas por lei, ressalvados os limites de atuação de cada um dos profissionais ligados a essas atividades.

As infrações aos dispositivos contidos no PLS 25/02 passarão a configurar crime de exercício ilegal da Medicina, nos termos do Código Penal Brasileiro, conforme determina o projeto de lei.



22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Althoff define o ato médico

CAS deve debater projeto que define o ato médico

Projeto que define o ato médico será reexaminado

Substitutivo ao projeto que define o ato médico deve ser concluído até fevereiro

Profissionais da área de saúde querem debater o projeto que define o ato médico

Projeto que define ato médico ganha parecer favorável da CCJ e será votado na CAS