Projeto garante matrícula na universidade a alunos prejudicados por greve de professores



Projeto do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que assegura a matrícula em instituição de ensino superior a alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio, mas que tiveram sua formatura atrasada por causa de greve de professores, é o primeiro item da pauta da Comissão de Educação (CE) desta terça-feira (12). A proposição, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), tem parecer favorável da relatora, senadora Marluce Pinto (PMDB-RR). O projeto é terminativo, ou seja, cabe à CE a última opinião sobre o assunto no Senado, a não ser que seja apresentado requerimento para votação da matéria em Plenário.

Também é favorável o parecer do senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) ao projeto de lei do deputado Reginaldo Germano (PFL-BA) que obriga as concessionárias de distribuição de energia elétrica a estampar, nas contas de luz, instruções alertando os consumidores quanto a procedimentos de segurança na utilização de energia elétrica. A matéria, já aprovada na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), é o segundo item da pauta da CE, presidida pelo senador Ricardo Santos (PSDB-ES).

Na reunião marcada para as 11h30 desta terça-feira, a CE examina ainda projeto de lei do Executivo que muda o nome da ponte localizada no Km 316,5 da rodovia BR-158, no Rio Grande do Sul. Atendendo a antiga reivindicação da população local, o governo propõe que a Ponte sobre o Vale dos Diabos passe a ser denominada Ponte sobre o Vale do Menino Deus, medida que mereceu parecer favorável do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

"Se, no passado, a prevalência de condições adversas à ocupação do lugar pode ter sugerido o nome que até hoje perdura, atualmente sobressaem aspectos positivos, tanto do ponto de vista paisagístico quanto no tocante ao contexto social e econômico", justifica o relator.

A CE analisa também os projetos que instituem o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio, e o Dia do Bacharel em Turismo, em 27 de setembro. O primeiro, de autoria do deputado Pedro Canedo (PSDB-GO), tem parecer favorável do relator, senador Benício Sampaio (PPB-PI). O segundo, apresentado pelo deputado Ronaldo Vasconcellos (PL-MG), também teve a concordância do relator, senador Moreira Mendes (PFL-RO).

Completam a pauta da comissão 15 projetos de decretos legislativos autorizando o funcionamento de rádios nas cidades de Angical, Condeúba, Mundo Novo e Tucano, na Bahia; Carutapera, Cedral e Riachão, no Maranhão; Louveira, Cachoeira Paulista e São Carlos, em São Paulo; São Lourenço da Mata e Salgueiro, em Pernambuco; Cajueiro e Rio Largo, em Alagoas; e Piripiri, no Piauí.



08/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alunos prejudicados por greve poderão fazer matrícula em faculdades

CE analisa garantia de matrícula a estudante prejudicado por greve de professores

Projeto garante vaga na universidade para alunos que não concluíram ensino médio

Aluno prejudicado por greve de professores poderá efetuar matrícula no ensino superior

Para Cunha Lima, greve dos professores denuncia crise da universidade pública

CE vota projeto que garante matrícula a estudante