Projeto permite julgamento de causa estadual pelo Juizado Especial mais próximo



Cabe à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votar em caráter terminativo o projeto de lei do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que permite o julgamento de causas de âmbito da Justiça Estadual, originadas em cidades onde não haja Juizados Especiais, por Juizados Especiais da localidade mais próxima. A proposta, na visão do senador, corrige uma inconstitucionalidade da legislação que regulamentou o funcionamento de Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Justiça Federal, de julho de 2001, limitando essa possibilidade a causas de âmbito federal.

- Essa vedação tem sido objeto de críticas do Ministério Público Estadual e da doutrina, devido às suas imperfeições, que sugerem vícios de inconstitucionalidade, por ferir princípios de isonomia, razoabilidade e proporcionalidade. Se permanecer a proibição, dois infratores de um mesmo dispositivo legal terão tratamento diferenciado - argumenta Carlos Bezerra.

Se uma pessoa que morar em uma cidade onde não haja Juizado Especial desacatar um policial federal cuja pena máxima não ultrapassar dois anos, exemplifica o senador, ela poderá ser julgada no Juizado Especial mais próximo, de acordo com os ritos definidos para pequenas causas. Porém, continua Carlos Bezerra, se a mesma pessoa desacatar um policial estadual, civil ou militar, será julgada pela Justiça comum, sem os benefícios da lei que definiu os procedimentos para os Juizados Especiais.

- O interesse do Estado na correta aplicação da lei deve ser idêntico, qualquer que seja a natureza dos interesses do conflito. Na relação processual, o interesse é sempre indisponível, pois não pertence às partes ou ao juiz. Nela incorpora-se o objetivo do Estado de alcançar a paz social - justifica o senador, citando a bibliografia sobre o assunto.

Para Carlos Bezerra, além de sanar uma inconstitucionalidade, a aprovação do projeto permitirá a aplicação harmoniosa da norma penal em situações idênticas que têm sido tratadas diferentemente pelos juizados federais e estaduais.



04/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Valadares permite julgamento de multas pelos Juizados Cíveis

PROJETO DE ÁLVARO DIAS PERMITE MUDANÇA NO VALOR DA CAUSA

Projeto que permite a municípios a cessão de dívidas causa polêmica

Projeto que permite colegiado no julgamento de organizações criminosas está na pauta de quarta-feira

Projeto prevê julgamento de crimes de corrupção pelo Tribunal do Júri

SP ganha 1º Juizado Especial de micros e pequenas empresas