Projeto propõe limite de 20% para desconto em folha de idosos



O desconto de pagamento de empréstimos e financiamentos a idosos poderá ficar limitado a 20% da remuneração recebida. É o que prevê o projeto de lei do Senado 345/2007, que será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h.

De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto cria o limite de 20% para os pagamentos referentes a empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil a pessoas com mais de 60 anos que percebam até três salários mínimos, no caso de desconto em folha. Na visão do autor, o projeto visa a garantir a dignidade da pessoa humana e busca uma forma proteger o idoso.

"Tem-se constatado que a grande oferta de crédito pessoal e de empréstimo consignado tem gerado exploração dos idosos, que, geralmente, são os principais alvos dos golpistas", diz Paim na justificativa do projeto. O relator da matéria, senador João Durval (PDT-BA), vai manifestar voto favorável. Se aprovado, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde vai tramitar em caráter terminativo.

Subcomissão em defesa do emprego 

A Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, criada no âmbito da CAS, vai realizar a primeira reunião do ano na próxima terça-feira (28), às 9h. A subcomissão vai se reunir para apresentação e discussão do plano de trabalho para 2012.



24/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto limita desconto em folha de créditos consignados para idosos

PROJETO DE TEBET DÁ DESCONTO DE 30% EM VIAGENS PARA IDOSOS

PROJETO DE ESTEVÃO AMPLIA LIMITE DE RENDA FAMILIAR PARA PAGAMENTO DE BENEFÍCIO A IDOSOS

CAS vota projeto que dá desconto aos idosos na compra de passagens

CAS vota projeto que dá desconto aos idosos na compra de passagens

CAS examina multa para desconto em folha de aposentado sem autorização