Projeto que amplia pena de prisão para 40 anos é aprovado e vai à Câmara



A proposta de ampliação do tempo máximo de cumprimento das penas privativas de liberdade, de 30 para 40 anos, foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (16). A matéria é de autoria do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em contrapartida, foi considerado prejudicado o projeto da Câmara que tramitava em conjunto e fixava parâmetros para aumento de pena nos crimes de homicídio e lesão corporal. O projeto do senador segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

As alterações sugeridas pelo presidente do Senado dirigem-se a dispositivos do Código Penal. O projeto recomenda a observância desse novo limite de tempo prisional quando o criminoso for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma ultrapasse 40 anos. Também são inseridas novas circunstâncias qualificadoras do crime de homicídio, quando o assassinato for praticado contra ou por agentes do Estado em decorrência do exercício de cargo ou função, e o aumento da pena prevista para o delito cometido naquelas circunstâncias de 20 para 40 anos.

O projeto foi aprovado com ajustes inseridos pelo senador Amir Lando (PMDB-RO), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Lando tratou, por exemplo, de introduzir uma circunstância qualificadora genérica, aumentando de um terço para dois terços a pena dos crimes praticados com uso de violência ou grave ameaça, contra agente do Estado no exercício da função e em razão dela. Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de sete a 15 anos, além de multa. Se resultar em morte, a reclusão será de 20 a 40 anos, sem prejuízo de multa.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ENVIADO À CÂMARA PROJETO QUE ACABA COM PENA DE PRISÃO PARA SONEGADORES

Projeto estabelece pena de até três anos de prisão para quem explora jogo de azar

Câmara acaba com pena de prisão para viciados

Demostenes quer ampliar limite de pena de prisão para 40 anos

CCJ vota pena de oito a 30 anos de prisão para crimes praticados por grupo de extermínio

Projeto que amplia licença-maternidade é aprovado em comissão da Câmara