PROJETO QUE INSTITUI PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO SERÁ ANALISADO PELA CCJ



Com parecer favorável da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), deve ser votado ainda este ano pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei do senador Edison Lobão (PFL-MA) que institui o Programa Nacional de Bolsas de Estudo. Serão beneficiados estudantes cuja renda familiar não ultrapasse o limite mínimo de isenção do Imposto de Renda.
O projeto prevê o custeio total ou parcial dos encargos educacionais legalmente cobrados a escolas confessionais, comunitárias ou filantrópicas. Para isso, o Programa contará com os recursos públicos federais destinados a bolsas de estudo para a educação básica, conforme prevê a Constituição, e que serão transferidos para ele.
"Com o número de vagas em escolas públicas insuficiente para garantir o direito à educação, nem mesmo no nível fundamental, aumenta a importância de um Programa Nacional de Bolsas de Estudo para atendimento das crianças e jovens mais carentes, pelo menos para os próximos 10 anos" - esclarece o senador Edison Lobão (PFL-MA) na justificativa da proposta.
Pelo projeto, caberá ao Executivo estabelecer o valor anual de cada bolsa de estudo, com base na média das mensalidades cobradas pelas escolas privadas de educação básica. Do mesmo modo, caberá ao Executivo definir os critérios para a comprovação da insuficiência de recursos da família do estudante e para a seleção dos candidatos.
Na definição do número de formulários e de quotas de bolsas para cada unidade da federação, o projeto estabelece que será levado em conta o critério da proporcionalidade, de modo a favorecer aquelas com maior percentual de jovens entre sete e 14 anos fora da escola.
Nenhuma escola - segundo a proposta de Lobão - poderá cobrar dos bolsistas qualquer contribuição a título de complementação da anuidade, mesmo que o valor da bolsa seja inferior ao da anuidade.

05/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos é analisado pela CCJ

PROJETO QUE COMBATE EVASÃO ESCOLAR SERÁ ANALISADO PELA CE

Projeto que estende pensão aos filhos com idade até 24 anos será analisado pela CCJ

Projeto que facilita entrada de deficientes no mercado de trabalho também será analisado pela CCJ

Projeto que prevê audiência com presidente do Banco Central a cada três meses será analisado pela CCJ

Projeto cria programa de bolsa de estudo para alunos carentes do ensino superior