Projetos prevêem criação de Ouvidoria Parlamentar no Senado



O Senado poderá contar com mais um canal de comunicação com a sociedade a partir da criação da Ouvidoria Parlamentar, destinada a receber reclamações sobre ilegalidades ou abusos de poder cometidos pelos parlamentares ou servidores da Casa. A iniciativa está prevista em três projetos de resolução que tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

VEJA MAIS

O senador Sibá Machado (PT-AC) sugere a criação de uma Ouvidoria Parlamentar que seria composta de um ouvidor-geral e um ouvidor-geral substituto, a serem seriam designados dentre os senadores, pelo Presidente da Casa, para um mandato de dois anos, vedada a recondução (PRS 08/03). A mesma composição é prevista pelo projeto de resolução de autoria da Mesa do Senado (PRS 15/04). As duas proposições tramitam em conjunto e têm como relator o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Ele apresentou substitutivo à matéria defendendo a aprovação da proposta de Sibá Machado.

Ao explicar a opção pelo PRS 08/03, Azeredo cita, na análise da proposta, o artigo 260 do Regimento Interno. O dispositivo estabelece algumas normas para a tramitação conjunta de proposições e prevê, em tramitações conjuntas, a precedência do projeto mais antigo sobre os mais recentes, quando originários todos da mesma Casa, salvo se entre eles houver algum que regule a matéria com maior amplitude.

Já o projeto de resolução de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) estabelece a criação de uma Ouvidoria Parlamentar e o exercício do cargo titular pelo 3º secretário da Mesa (PRS 26/06). A proposta, que também altera as atuais atribuições dos 2º, 3º e 4º secretários da Mesa, aguarda designação de relator na CCJ. No entanto, o autor do projeto disse que ainda pretende conversar com outros parlamentares sobre a matéria.

- A Ouvidoria já existe na Câmara e o Senado não pode ficar sem a função de ouvidor, que na verdade é uma caixa de ressonância de tudo o que acontece na Casa. Esse projeto tem o intuito de revisar algumas atribuições das secretarias e, ao mesmo tempo, criar a Ouvidoria. Isso é inexorável e vai acontecer. A criação da Ouvidoria é necessária para a viabilização de uma transparência maior que a sociedade brasileira, mais do que nunca, cobra de todos nós - avaliou Delcídio.

Atribuições

O PRS 08/03 determina que a Ouvidoria será criada para receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações ou representações dos cidadãos sobre ilegalidades ou abuso de poder imputadas a qualquer agente político ou servidor público do Senado, nessa condição; violação ou qualquer forma de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais; e mau funcionamento do processo legislativo ou dos serviços administrativos da Casa.

- O Senado é como um pára-choque do anseio da sociedade, seja para sugerir, criticar, desabafar ou externar angustias. O Senado é um ponto de atração dos interesses da sociedade. Nada melhor do quer ter, num momento como esse, um projeto que institui a ouvidoria para receber essas ansiedades da população. A ouvidoria aproxima a Casa das ansiedades da sociedade. É como muitas empresas já fazem com a figura do ombudsman (ouvidor). Isso aproxima ainda as empresas da clientela. A Câmara já instituiu a ouvidoria. Eles se adiantaram no processo. Estamos de certa forma atrasados. Mas antes tarde do que nunca - afirmou Sibá

A proposta estabelece que incumbirá à Ouvidoria, após observada a consistência das alegações, propor medidas para sanar as violações, ilegalidades ou abusos constatados; apresentar medidas necessárias à regularidade do processo legislativo e dos serviços administrativos do Senado; encaminhar ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos policiais ou ao Ministério Público as informações pertinentes a matérias de competências dessas instituições; e responder aos cidadãos e às entidades interessadas quanto às providências tomadas pelo Senado em face das informações encaminhadas à Casa.

O projeto prevê ainda que a Ouvidoria poderá realizar audiências públicas a respeito de assuntos de sua competência, bem como propor, quando cabível, a abertura de inquérito ou sindicância destinado a apurar as irregularidades de que tenha conhecimento.

No exercício de suas atribuições, de acordo com o projeto, o ouvidor-geral poderá solicitar informações ou cópia de documentos a qualquer órgão ou servidor do Senado; ter vistas, no recinto do Senado, de proposições legislativas, atos e contratos e quaisquer outros documentos que entenda necessários; e requerer ou promover as diligências e investigações que entender cabíveis.



09/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ pode votar criação de Ouvidoria Parlamentar no Senado

Ademir Andrade propõe a criação de uma ouvidoria parlamentar no Senado

Senado poderá ter Ouvidoria Parlamentar

Criação de Ouvidoria favorece o Senado, diz presidente de associação

Mão Santa anuncia criação de bloco parlamentar em favor de projetos de interesse da sociedade

Líder do PT anuncia criação de frente parlamentar para acelerar votação de projetos de segurança pública