Promulgada emenda que garante mais direitos ao empregado doméstico



O Congresso Nacional acaba de promulgar a Emenda Constitucional 72/2013, que garante mais direitos aos empregados domésticos. A emenda é resultante da PEC das Domésticas (PEC 66/2012), aprovada pelo Senado na última semana. Alguns dos direitos, como a jornada de trabalho definida e as horas extras, passam a valer com a publicação da emenda. Outros, como o FGTS e o seguro-desemprego, precisam de regulamentação.

A promulgação foi feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, depois da leitura da emenda pela senadora Angela Portela, 2ª secretária da Mesa.

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), autor da PEC, e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da matéria na Câmara, assim como a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora no Senado, foram convidados a integrar a Mesa que preside a sessão.

Além dos parlamentares, participaram da cerimônia as ministras da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; da Secretaria de Igualdade Racial, Luiza Bairros; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Também participam da sessão a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes, que já trabalhou como doméstica.

Mais informações a seguir



02/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova emenda de Jucá amplia descanso do empregado doméstico

Jucá apresenta projeto que garante pagamento de multa a empregado doméstico demitido

Comissão de Direitos Humanos vai debater futura Lei do Empregado Doméstico

Promulgada emenda constitucional que garante recursos para irrigação

EMENDA DE ABDIAS GARANTE DIREITOS ÀS COMUNIDADES DOS QUILOMBOS

Paim pede apoio dos senadores para emenda que garante direitos trabalhistas na Lei de Falências