Proposta de Jucá em substituição à MP das Filantrópicas aguarda votação na CAE



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá escolher seu presidente e vice-presidente em reunião a ser marcada para a próxima semana. Entre os projetos que aguardam votação na comissão está o PLS 462/08, apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) em substituição à MP das entidades filantrópicas - devolvida ano passado ao Poder Executivo pelo ex-presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) - deve tomar as atenções já neste início de ano. A matéria, que está com o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), "dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social, regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social", entre outras coisas.

VEJA MAIS

Entre as matérias está também o PLS 346/03, de autoria do senador Almeida Lima (PMDB-SE), que isenta do Imposto sobre a Renda parte dos rendimentos do trabalho percebidos por pai, mãe, tutor, curador ou responsável legal por deficiente mental sem direito a benefício previdenciário ou assemelhado. A matéria teve relatório favorável da relatora, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE).

Também se destaca o PLS 305/05, apresentado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que fixa alíquota mínima de 1% para o IOF (Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários) cobrado no ingresso ou retorno de capitais externos destinados ao mercado financeiro ou de capitais. Ficam ressalvadas as relativas ao financiamento a exportações ou importações; aos financiamentos concedidos por agências governamentais e multilaterais de crédito; à aquisição de 10% ou mais do capital de empresas domiciliadas no país; e à remessa de rendas derivadas de capitais.A proposta ainda determina que a mesma alíquota mínima seja aplicada nos empréstimos em dinheiro com prazo médio mínimo inferior a um ano. Polêmica, a proposição já teve três relatores, sendo o último o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com quem está desde 2006.

Outra proposta em destaque, entre as prontas para entrar em pauta, é o PLS 160/07, do senador José Agripino (DEM-RN), que isenta produtos escolares da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e estabelece alíquota zero na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação e as receitas decorrentes da venda desses produtos. Igualmente ao projeto anterior, a proposta foi aprovada na CE e tem relatório favorável do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O PLS 2/06, apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), quer "atribuir ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social metade dos dividendos mínimos pagos pela Caixa Econômica Federal ao Tesouro Nacional". A proposta já tinha relatório favorável apresentado pelo senador Jefferson Peres (PDT-AM), mas, como falecimento deste, foi redistribuída ao senador Jayme Campos (DEM-MT), para relatar.

O projeto de lei (PLS 120/06 - Complementar) que exclui os espetáculos circenses da incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza já foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e tem relatório favorável na CAE, apresentado pelo senador Gim Argello (PTB-DF). A proposta é de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Entre os PLS prontos para votação estão ainda dois apresentados pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que criam áreas de livre comércio nas cidades gaúchas de Santana do Livramento (PLS 358/07) e Jaguarão (PLS 621/07). Ambas as matérias já foram aprovadas na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e são relatadas na CAE pelo senador Eliseu Resende (DEM-MG).

Há ainda o PLS 278/07, de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que "isenta de Cofins e da Contribuição para o PIS/PASEP as vendas e importações de máquinas, aparelhos, instrumentos, equipamentos e materiais de construção destinados ao ativo imobilizado do produtor rural". A matéria já teve parecer aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e tem como relator na CAE o senador Lobão Filho (PMDB-MA).

José Paulo Tupynambá / Agência Senado



06/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta aguarda votação há mais de dois anos

Garibaldi defende substituição de MP das Filantrópicas por projeto de lei já em tramitação na Câmara

Proposta que altera a escolha de suplente aguarda votação em Plenário

Proposta de Zambiasi que pune omissão de laboratório fotográfico em casos de pornografia infantil aguarda votação na CCJ

Romero Jucá lembra compromisso para votação da proposta orçamentária nesta terça

Projeto de Jucá sobre filantrópicas deve ser votado na próxima semana