PT de Tarso teme mobilidade de Olívio no interior









PT de Tarso teme mobilidade de Olívio no interior
Sai hoje a agenda dos debates entre os dois pré-candidatos ao governo do Estado. Raul Pont não acredita em consenso, mas há quem ainda espere a desistência de Tarso.

Há uma briga por espaços no PT. Depois das inscrições do governador Olívio Dutra e do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, corno pré-candidatos às prévias do partido - marcadas para 17 de março -, as correntes que apóiam os dois candidatos estão em plena campanha pré-eleitoral. O clima é - de tensão e troca de acusações. "Com dois candidatos registrados, não há corno pensar em consenso", diz o ex-prefeito, Raul Pont, principal articulador da campanha de Olívio Dutra.

A posição de Pont, que raramente é constestada dentro da tendência Democracia Socialista e até no próprio partido, desta vez está destoando da opinião de outros aliados do governador. O deputado Dionilso Marcon (da Articulação de Esquerda) diz que ainda acredita na desistência da candidatura de Tarso. "O Tarso está forçando demais a barra. Um consenso é possível até o momento de botar o primeiro voto na urna. Mas se precisar, vamos às prévias sem medo", desafia.


CPMF: imposto “provisório” vai até fim de 2004
Com 334 votos a favor e 75 contra, o chamado imposto do cheque foi prorrogado por mais dois anos. A proposta ainda vai a votação em segundo turno no Senado.

Numa tarde de trabalhos intensos, a Câmara dos Deputados aprovou ontem, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). O texto original, do relator Delfím Netto (PPB-SP), sofreu modificações e agora a CPMF valerá até dezembro de 2004. Antes, estava previsto que a contribuição valeria até dezembro de 2003.

No último ano, a alíquota máxima de 0,38% cairá para 0,08% e os recursos obtidos, estimados em R$ 3,2 bilhões, serão destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Criada em 1997, ela começou com alíquota de 0,20% e iria gerar R$ 6 bilhões anuais ao sistema de saúde pública. A CPMF caiu no gosto da equipe econômica: é impossível sonegar.

A PEC foi aprovada com 334 votos a favor, 75 contra e uma abstenção. O único ponto que causou alguma discussão foi a isenção da CPMF para negócios em Bolsa de Valores. Por falta de quórum, o presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), marcou essa votação a próxima terça-feira.

O governo tem pressa para que a proposta seja votada logo em 2º turno, para depois ser encaminhada ao Senado. Para não interromper a cobrança da CPMF, prevista para terminar em 17 de junho, a proposta deve ter aprovação final até 18 de março.


Tasso: “Mais, só com uma melancia no pescoço
Foi o primeiro encontro cara a cara dos dois tucanos, que estavam de relações
estremecias devido à disputa interna pela escolha do candidato do PSDB à presidência


O ministro José Serra, que deixa hoje o Ministério da Saúde para dedicar-se à campanha eleitoral, jantou na terça com o governador do Ceará, Tasso Jereissati. A reunião foi realizado na casa do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, provável coordenador da campanha de Serra, e serviu para uma espécie de reconciliação entre o ministro e o governador.

Foi o primeiro encontro cara a cara dos dois tucanos, que estavam de relações estremecidas devido à disputa interna pela escolha do candidato do PSDB à presidência da República. Quase todos os representantes do tucanato estiverem presentes.

Serra e Tasso já tinham se encontrado publicamente no lançamento oficial da pré-candidatura do ministro, em janeiro. Mas o encontro foi meramente protocolar e serviu apenas para dar uma demonstração pública de unidade. Internamente, o clima entre eles ainda era tenso.


Fepam: galvanizadora não trata seus efluentes químicos
Técnicos da Fepam comprovaram em parte a denúncia feita pelo jornal O Sul no início desta semana, relativa à poluição causada por uma indústria de galvanização em Capão da Canoa. “A vistoria constatou que a empresa denunciada não possui qualquer tratamento de resíduos e está despejando os efluentes tóxicos diretamente no esgoto pluvial", afirmou o diretor-presidente da Fepam, Nilvo Luiz Alves da Silva.

Ele acrescenta que a empresa também está em desacordo com o plano diretor do balneário, pois está localizada em área exclusivamente residencial. Sobre a possibilidade de os resíduos de cianeto de potássio, ácido muriático e metais estarem chegando ao arroio Pescaria, que desemboca na lagoa dos Quadros, Nilvo declarou não ter subsídios no momento para comprovar se isso ocorreu.

A assessoria de Comunicação Social da Corsan, que capta água na lagoa dos Quadros para abastecimento da região, reafirmou que "há décadas acompanha a qualidade da água da lagoa e de seus afluentes e não constatou qualquer indício de contaminação". A prefeitura de Capão da Canoa aguarda comunicação oficial da Fepam para tomar as providências.


Moradores estão preocupados com fim de delegacias
Associação do Morro da Cruz se reúne amanhã com o chefe de Polícia e com o chefe de Estado Maior da BM para discutir o assunto. Querem garantias de que o DP será mantida

A Associação dos Moradores do Morro da Cruz está revoltada com o projeto do governo do Estado que extingue 15 DPs (Delegacias de Polícia) da capital. Nos prédios onde atualmente funcionam as DPs, passariam a operar apenas postos para registros de ocorrências, Nove DPs ficariam como Cos (Centro de Operações) e seriam responsáveis pela investigação.


Suspeito da morte do prefeito depõe na PF
André Cara Seca foi detido na Bahia e teria acusado o irmão de integrar quadrilha que assassinou prefeito de Santo André

Andrelisom dos Santos Oliveira, 22 anos, conhecido como André Cara Seca, depôs ontem na Polícia Federal (PF), em São Paulo. Ele foi detido em Vitória da Conquista (BA) e é suspeito de integrar a quadrilha que seqüestrou e assassinou o prefeito de Santo André, Celso Daniel. O corpo do prefeito foi encontrado no dia 20 de janeiro, em Juquitiba, na Grande São Paulo.

Em diálogo com policiais, Cara Seca teria negado participação no crime e acusado o irmão, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bonzinho, de integrar a quadrilha que teria assassinado o prefeito de Santo André. Ele foi detido pela PF e transferido na segunda-feira para São Paulo.


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA

REEDIÇÃO
O presidente estadual do PPB e pré-candidato ao governo do Estado, Celso Bernardi, defende a reedição da aliança política entre o PPB, o PFL e o PSDB em torno de um projeto nacional e estadual.

DEFINIDOS
A Assembléia definiu ontem os nomes dos deputados Valdir Andres (PPB), como primeiro vice-presidente; Manoel Maria (PTB), segundo-secretário; e Kalil Sehbe, do PDT, para ocupar a vaga de terceiro-secretário da Casa.

HOMENAGEM
Foi aprovada a proposta do vereador porto-alegrense do PTB Cassiá Carpes para que, em 28 de junho, seja homenageado o jornal O Sul por seu 1º aniversário. O Sul foi fundado em 2 de julho de 2001.

LEITE
O deputado estadual do PDT Giovani Cherini quer saber por que aumentou em 30% a importação de soro e a qualidade do leite longa vida diminui. Cherini afirma que o leite de caixinha é vendido por um valor inferior ao de saquinho nos supermercados.

PHS
O Partido Humanista Solidariedade, do deputado federal Roberto Argenta, realiza, dia 23, um encontro de filiados e simpatizantes com o tema: “A formação Política”. O evento acontece no Plenarinho da Assembléia Legislativa, a partir das 8h30min.


Editorial

Um projeto que se afirma

Chegamos, com esta edição, ao número 200 do jornal O Sul. É altamente compensador, para toda a equipe envolvida na sua confecção, saber que, diariamente, milhares de pessoas recebem o jornal em casa, ou passam pela banca mais próxima para adquirir o seu exemplar.

Desde o seu primeiro número, O Sul dá a seus leitores informações sérias e objetivas, dentro de uma moderna e elegante concepção visual e de organização de conteúdo, aliadas à independência editorial e à qualidade da notícia. O compromisso com a verdade está presente desde nossas primeiras páginas.

O Sul, por sua concepção gráfica e editorial, significou urna evolução na imprensa gaúcha, pois é um jornal ágil, totalmente a cores, fácil de ler. A cada dia, repórteres, editores, fotógrafos e artistas gráficos buscam os fatos mais importantes e aqueles mais interessantes, mais pitorescos, que tornem a leitura agradável.

Sintonizados com um mundo em permanente transformação, trabalhamos para divulgar diariamente notícias e imagens que nos façam refletir, além de oferecer um serviço ao leitor, através de completo roteiro nas áreas do jazer e cultura.

Nos últimos anos, com o surgimento da internet, forma de apresentação das notícias mudou sensivelmente. O Sul surgiu sintonizado com este novo tempo, que aumentou ainda mais a competitividade entre a imprensa diária. Os jornais buscam oferecer ao leitor um produto que vá ao encontro de suas aspirações.

O Sul já se tornou parte indispensável da vida familiar do gaúcho, através de opções criativas e personalizadas, que conseguem atrair todas as pessoas da casa. O êxito vem daí: mantemos o compromisso com a verdade e independência e conquistamos, cada vez mais, leitores em busca de seriedade e agilidade.


Topo da página



02/21/2002


Artigos Relacionados


Tarso derrota Olívio por 983

Consenso no PT? Olívio e Tarso são candidatos

Tarso Genro derrota Olívio

Olívio e Tarso se inscrevem hoje em prévia

Olívio e Tarso começam campanha à prévia

PT marca 5 debates entre Olívio e Tarso