Quintanilha quer que União continue no transporte escolar rural



O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) apelou aos senadores nesta quarta feira (27) para que o projeto de lei da Câmara que restringe aos estados e municípios a responsabilidade pelo fornecimento de transporte para os alunos que residem na área rural não seja discutido em regime de urgência, conforme foi proposto.

- Precisamos de tempo para discutirmos alternativas que atendam aos reclamos nacionais - entende Leomar.

De acordo com o senador, os governadores Siqueira Campos, do Tocantins e Marconi Perilo, de Goiás, já manifestaram sua preocupação tanto no que se refere à exclusão da participação da União no programa, quanto em relação ao regime de urgência requerido para sua tramitação. Também entre prefeitos e governadores de outros estados a preocupação é a mesma , assegurou ele.

De autoria do deputado Nelson Marchezan, já falecido, o projeto modifica a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e segundo o autor da proposta tem o objetivo de "assegurar a igualdade de oportunidade no acesso ao sistema escolar".

Leomar Quintanilha admite que a educação tem melhorado muito no Brasil, inclusive trazendo ganhos para os jovens que moram no campo, que passaram a receber um ensino qualificado, diferentemente do que acontecia há dez anos.

O senador destacou a importância do programa que permite, por meio de um esforço conjugado de estados, municípios e União favorecer os estudantes das áreas rurais. Com o programa, eles são levados para escolas nas cidades, e assim têm ampliadas suas chances em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ressaltou o senador.

- Gostaria que fosse apresentado um projeto que melhorassem as condições das estradas por onde muitos desses alunos passam para chegarem às escolas, e não que a União ficasse fora desse esforço - ressaltou.



27/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE deve examinar projeto sobre transporte escolar na zona rural

Liberada 1ª parcela de recursos para transporte escolar para alunos da zona rural

Eduardo Siqueira Campos quer expandir programa de transporte escolar

QUINTANILHA QUER UNIÃO DE TODOS PARA RESOLVER PROBLEMA DA SECA

Flávio Arns quer isenção de IPI para compra de transporte escolar de deficiente

Mão Santa quer que PMDB "continue grandioso"