Relatório pede indicamento de Cico e Dantas; Renan considera prejudicado recurso do PT
O presidente e o relator da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS) e deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), entregaram na noite desta segunda-feira (10) ao presidente do Senado, Renan Calheiros, o relatório final aprovado após muita disputa entre governistas e oposicionistas.
- Encaminhei o relatório à publicação e considero prejudicado o recurso [do PT], porque hoje se encerra o prazo da CPI. Além disso, ao aprovar o relatório, a CPI cumpriu o seu objetivo constitucional - afirmou Renan.
O relator Osmar Serraglio disse que, com a entrega do relatório a Renan, o dever da CPI estava cumprido. Ele classificou o seu trabalho como "imparcial, na medida em que é possível um cidadão se considerar imparcial, porque todos nós temos, queiramos ou não, certas tendências, mas procuramos controlá-las e fizemos o trabalho que o Brasil esperava".
Serraglio confirmou que os nomes do controlador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, e da ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cico estão entre as pessoas cujo indiciamento foi solicitado pela CPMI. Havia dúvida sobre a situação dos dois, que são acusados de sonegação fiscal, tráfico de influência e corrupção ativa. Na gestão de Cico, a Brasil Telecom firmou contratos com as agências de publicidade SMPB e DNA, do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
Serraglio observou que todo o material apurado está sendo encaminhado nesta terça-feira (11) às autoridades competentes - Polícia Federal e Ministério Público - por responsabilizar os culpados. Ele disse que apontou os crimes de sonegação, tráfico de influência e corrupção e que espera, muito brevemente, ver as punições ocorrerem.
- Confio muito no nosso Ministério Público e espero que a Justiça também opere com uma certa agilidade. Todo o material que dispúnhamos será encaminhado ao Ministério Público. Nós temos muitos nomes de assessores que freqüentaram a agência do Banco Rural no shopping, mas nós não pudemos avançar em conclusões. Alguém deve prosseguir para que possa identificar claramente quem pode e quem não pode ter se dirigido ao Banco Rural com as intenções mensaleiras que nós conhecemos - concluiu.
10/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan considera conclusivo o relatório de Osmar Serraglio
CCJ CONSIDERA PREJUDICADO PROJETO QUE LIMITA GASTOS COM PESSOAL
CAE considera prejudicado projeto que elimina cumulatividade do PIS/Pasep e da Cofins
Kátia Abreu considera que Censo Agropecuário pode ser prejudicado
Relatório de Casagrande e Marisa Serrano considera conduta de Renan prejudicial ao Senado
Garibaldi considera remota a possibilidade de ouvir Dantas