Roberto Cavalcanti defende divisão de recursos do pré-sal entre todos os estados
"Ou o petróleo a ser extraído da camada do pré-sal pertence ao conjunto da nacionalidade, sem qualquer forma odiosa de discriminação, ou não haverá mais sentido falar em Nação, pátria ou Estado brasileiro". O comentário foi feito pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) que, da tribuna do Plenário, opinou que, por ser patrimônio da União, a riqueza gerada a partir do petróleo que será explorado no pré-sal terá que ser partilhada entre todas as unidades que compõem a federação.
O senador opinou que, além de a divisão da riqueza entre as unidades da federação ser uma questão de justiça, não seria interessante para o Brasil assistir ao desenvolvimento econômico de alguns poucos estados enquanto a maioria continuaria sem perspectiva de melhoria. Roberto Cavalcanti lembrou que o país já desperdiçou outras chances históricas de desenvolvimento pleno.
As futuras gerações de brasileiros, no entendimento do parlamentar, não perdoarão a classe política atual se não for construído um modelo de desenvolvimento efetivamente sustentável não apenas sob o ponto de vista ambiental. Roberto Cavalcanti disse que não produzir um modelo homogêneo que minimize as desigualdades sociais e regionais seria fracassar.
- Não é crível que, no momento em que se descobre a fantástica potencialidade representada pelo petróleo do pré-sal, o egoísmo e a visão estreita de alguns possam prejudicar, de modo irreparável, o conjunto do país. Assumo a trincheira dessa luta. Conclamo aos colegas a assumirem idêntica posição. A riqueza há de ser partilhada por todo o povo brasileiro. Disso não arredo pé - afirmou Roberto Cavalcanti.
17/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eunício defende melhor divisão do ICMS entre estados
Mozarildo Cavalcanti defende maior volume de recursos para estados e municípios
ROBERTO SATURNINO DEFENDE PROJETO QUE AUMENTA RECURSOS À DISPOSIÇÃO DOS ESTADOS
Mozarildo Cavalcanti destaca fragilidade de fronteiras e defende divisão da Amazônia
Roberto Cavalcanti aponta má gestão nos recursos do FGTS
Roberto Cavalcanti pede socorro federal a estados que registram perdas na arrecadação